30 setembro 2009

Nota da Sol Linhas Aéreas: Primeiro voo no dia 12

A Sol Linhas Aéreas, mais nova empresa brasileira de aviação regional iniciou na manhã desta terça-feira, a comercialização de passagens para os voos comerciais que estarão operando a partir deste dia 12 de outubro, entre as cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. O início de vendas aconteceu em encontro que contou com a presença do prefeito Edgar Bueno, presidente da Câmara de Cascavel Marcos Damasceno Presidente da Acic Marcos Teixeira, diretores da Amic, representantes de agências de viagens, autoridades e convidados.

Após pronunciamentos, o Prefeito de Cascavel adquiriu a primeira passagem. Autoridades e convidados também efetuaram sobrevoo da cidade de Cascavel.
O primeiro voo comercial, que nesta primeira etapa gera 60 empregos,decolará do aeroporto de Cascavel, com destino a Curitiba, às 20h15 do próximo dia 12 de outubro. A partir daquela data, entre segunda e sexta-feira, a Empresa oferecerá seis alternativas diárias entre Cascavel e Curitiba, além de vôos a Foz do Iguaçu e Maringá. No sábado, fará ligação Curitiba-Cascavel-Foz do Iguaçu e no domingo, Cascavel-Foz e Cascavel-Curitiba.

Como adquirir

“Nosso objetivo é contribuir para a integração e desenvolvimento regional. Procuramos oferecer alternativas de vôos compatíveis, por um preço justo, com conforto, segurança e pontualidade”, observa o Presidente Marcos Solano, lembrando que as passagens podem ser adquiridas no site www.voesol.com.br nas agências de viagens ou através da Central de Reservas, que atende pelo 0300210-4242..

Novas rotas

Ainda segundo Marcos Solano, até o dia 31 de dezembro próximo, com a chegada de novas aeronaves, outras rotas serão incorporadas, beneficiando cidades como Umuarama, Guarapuava, Londrina, Pato Branco ou Francisco Beltrão no Paraná e Chapecó, em Santa Catarina.

Na sequência, já no próximo ano, os serviços deverão ser estendidos a Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Presidente Prudente, Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.

Aeronaves
A Sol Linhas Aéreas opera inicialmente com aeronaves turbo-hélice adquiridas junto à Let Aircraft Industries, maior indústria de aviões da República Tcheca e uma das maiores do mundo. O Let 410 com capacidade para 19 passageiros, além de tripulantes, é o modelo mais avançado da linha de turboélices da indústria tcheca. É um bimotor de asa alta, desenvolvido especialmente para o transporte de passageiros e cargas. Seu trem de pouso extremamente robusto permite operações em diferentes pistas, permitindo que a aeronave opere com ampla margem de segurança.

Para o passageiro, a principal característica do LET 410 é seu amplo espaço interno (19 metros cúbicos), sendo a cabine bem mais larga e alta do que a de outros aviões de seu porte. O tamanho das janelas e sua asa alta também permitem ao passageiro uma visão panorâmica e privilegiada durante o vôo.

Fonte: Violar Sarturi / Assessoria Sol

29 setembro 2009

Está chegando outubro: mês das festas em Santa Catarina!

A Viação Catarinense está com tarifas promocionais até o dia 30 de novembro deste ano, com descontos para a ida e volta de diversos trajetos em diferentes opções de serviço. Clique aqui e confira os valores especiais ( Só está faltando umas promoçõezinhas para / de Foz do Iguaçu!). E já que falei de Catarinense e já que estou na lista de contatos da empresa, acabnode receber o último informativo que já vem, de cara, anunciando três festas fantásticas de Santa Catarina. A 26ª Oktoberfest de Blumenau, a 23ª Marejada de Itajaí e 11ª Fenaostra de Florianópolis. Três festas étnicas e muito bonitas. Dê uma olhada nos sites. Agradeço ao pessoal da Catarinense pelo envio das notas. Muito sucesso e paz nessa terra da Santa e Bela Catarina!

Prêmio Avá Guarani: iniciatva da Uniguaçu-Facesi





Nas fotos: Neumari Cristhine Brites de Moraes recebedo o prêmio egressa de curso de turismo da região; Paulo Angeli, presidente do COMTUR de Foz do Iguaçu recebendo o Prêmio em reconhecimento pela sua dedicação na defesa dos interesses do turismo e da região e Dagmar Cilene Pedrozo, coodenadora do Curso de Turismo da Uniguaçu-Facesi de São Miguel do Iguaçu, apresentando o prêmio. Ela já merece um prêmio por manter os acadêmicos interessados. Coloco também o convite do prêmio. Registro a arte!

25 setembro 2009

Festival Gastronômico no Centro de Artesanatos de Foz do Iguaçu II



O I° Festival Gastronômico de Foz do Iguaçu foi aberto. Conversei com várias pessoas logo após a abertura. Destaque para o pessoal de Marechal Cândido Rondon. Os detalhes virão logo. Gostei de ver a participação os municípios lindeiros do Lago de Itaipu que fazem parte da área induzida por Foz do Iguaçu. "Agora nos últimos tempos Foz do Iguaçu aceitou a gente", disse uma senhora com quem falei. Aí estão as barracas. Na foto na barraca das empanadas argentinas vemos o fotógrafo Marcos Labanca expermentando um pastel misionero. Com ele está Neumari do COMTUR que mais tarde recebeu o Troféu Ava Guarani pelos serviços prestados com profissionalimso no COMTUR de Foz do Iguaçu dado pela UNIGUAÇU de São Miguel do Iguaçu. Como disse volto logo mais. Primeiro porque deixei as anotações em outro escritório segundo porque devo deixar novidades para o Caderno de Turismo de quarta-feira. Mas adianto que fui à entrega dos prêmios à noite e encontrei gente que há tempo não via.

Feira de Capacitação no Macro _ Foz em Outubro




Por onde começo? É o seguinte, clique nas duas figuras acima e você vai entender 70% deste assunto. A Acifi, o Provopar Foz, O Sesc e família akém de SindiHotéis, Iguassu Convention Buereau, a Bunge, Sanepar, o Lions, a Nordeste Alimentos e o chocolate Garotos estão ofrecendo ou apoiando este especial entre 6 e 10 de outubro. Pelo que entendi, no momento eu sei tanto quanto você é que vai haver palestras e aulas na área da alimentação. Por enquanto é só. Eu vou levantar mais dados e já volto ou melhor volto quando der certo.

24 setembro 2009

O que fazer nas Três Fronteiras? Updating! Atualizando!

O que fazer nas Três Fronteiras?
Jackson Lima
© Aviso: Postagem muito longa

Quem vem a Foz do Iguaçu e região Trinacional vem para ver as Cataratas do Iguaçu. Em segundo lugar vem a Itaipu Binacional. Se pode dizer que Cataratas e Itaipu são os principais “atrativos para turistas” na região Trinacional. Porém há centenas de “atrações” menores, alternativas, que merecem estar em nossa lista. Hoje, as atrações da região aumentaram. A Itaipu Binacional criou um complexo Turístico cheio de atrações em si. Foz do Iguaçu é um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento econômico via turismo para 45 municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná. Internacionalmente, Foz do Iguaçu é parte do Pólo Turístico Internacional do Iguaçu que inclui municípios paraguaios e argentinos. O Pólo Turístico Internacional do Iguaçu se limita com o Mundo Jesuítico, ambos, no papel, Produtos Integrados do Mercosul. Por isso, na nossa lista, você vai encontrar atrativos de todos os tamanhos e que cobrem um raio de pelo menos 300 quilômetros nos três países. A lista criada em 2007 é publicada em jornal pela primeira vez e serve de orientação para que quer ficar na região por mais tempo. Serve também para planejadores e empresários dos setores envolvidos. Alguns atrativos do lado argentino pertencem a ONG Atrativos Turísticos Associados (ATA) que congrega atrativos menores.

(Neste estágio estou colocando links - volte sempre porque pode demorar)

Megas atrações
Cataratas do Iguaçu

Nos dois lados, a estrutura de visitação dos Parques Nacionais do Iguaçu (BR) e Iguazú (AR), são gerenciadas por empresas privadas. Desde 2000 mil novos passeios foram criados dentro do PNI brasileiro.

Lado Brasileiro: caminhada pela Trilha das Cataratas. Vários mirantes permitem visão panorâmica das Cataratas. Destaque: passarela do Salto Floriano, Mirante do Salto Floriano, Mirante do Espaço Naipi (elevador) e área do Porto Canoas – onde há um bom restaurante. Opcionais incluem o Macuco Safári, Rafting, Trilha Bananeira e outros passeios no interior do Parque.

Lado Argentino: Gran Aventura que inclui visita à Ilha San Martin. Uma visita completa ao lado argentino das Cataratas deve incluir o Circuito Inferior completo e o Circuito superior completo que inclui ainda visita à Garganta do Diabo. A Argentina oferece visita às Cataratas sob o Luar em épocas de lua cheia. Consultar. O lado brasileiro oferece um Luau nas Cataratas (e a partir de outubro também passeio no luar).

Complexo Turístico de Itaipu

Lado Brasileiro: A alma do Complexo Turístico de Itaipu é a Hidrelétrica de Itaipu.
Para visitação o complexo inclui três tipos de visita: circuito especial, visita panorâmica e visita institucional. O que atrai? A barragem, Iluminação da barragem, Ecomuseu, Pólo Astronômico, Refúgio Biológico Bela Vista, Canal da Piracema.
Lado Paraguaio: visitas similares ao lado brasileiro, e +


Compras

Boas lojas e shoppings em Ciudad del Este, Paraguai
Cataratas JL Shopping, Foz do Iguaçu
Duty Free Shopping, Puerto Iguazú
Comércio de Puerto Iguazu
Comércio de Foz do Iguaçu,

Parques e Reservas na Tri-Fron

Pode parecer que o Parque Estadual de Turvo (RS) não tenha nada a ver com a Região Trinacional. Mas tem sim. O Parque do Turvo está a 200 quilômetros da fronteira e é parte cobertura florestal ou corredor que liga parques e reservas do Brasil, Argentina e Paraguai.

Parque Nacional do Iguaçu. Brasil
Parque Nacional Iguazú, Argentina
Parque Nacional Ñacunday, Paraguai
Parque Provincial Urugua’í, Argentina
Parque Provincial Moconá, Agentina
Reserva da Biosfera Yaboti, Argentina
Parque Estadual do Turvo (RS), Brasil
Monumento Científico Moisés Bertoni, Paraguai
Reserva Nacional Kyri'y, Paraguai
Refúgios Biológicos da Itaipu (Brasil,Paraguai)
Reserva Natural del Bosque Mbaracayú

Mais Cataratas e Cachoeiras
Em terras de basalto não podem faltar as cachoeiras e cataratas. Há centenas delas. Mas destacamos as 10 abaixo:

Salto Monday, Paraguai
Salto Ñacunday, Paraguai
Salto Tembey, Paraguai
Cachoeira da Gruta, Matelândia
Salto Tamanduazinho, Foz do Iguaçu
Cachoeira Gonçalves Dias, Lindoeste
Salto Colonial, Capitão Leônidas Marques
Cachoeira dos Paulistas, Capitão Leônidas Marques
Salto Moconá / Yucumã (Argentina / Brasil (RS)

Parques temáticos

São lugares especializados que além de atrair visitantes, prestam um serviço por suas propostas originais.

Parque das Aves, Foz do Iguaçu
Güira Oga (Casa dos Pássaros), Puerto Iguazú
Jardim dos Beija-flores - Puerto Iguazú (ATA)
La Aripuca, Puerto Iguazú
Ibiraretá Parque Botânico, Puerto Iguazú (ATA)
Orquidário da Tribo, Foz do Iguazu
Orquidário El Índio, Puerto Iguazú
Recanto dos Cactos
Conheça uma Casa de Garrafas PET, Puerto Iguazú (CasaGarra)

Associações e entidades religiosas, filosóficas ou conscienciocêntricas

Templo Budista Chinês - Foz do Iguaçu
Centro de Altos estudos da Conscienciologia (CEAEC)
Mesquita Osman Ibn Al-Khattab, Foz do Iguaçu
Santuário Nuestra Señora del Iguazú, Puerto Iguazú
Santuário Parque Remador, Porto Meira, Foz do Iguaçu
Templo Rosacruz no Parque Ouro Verde
Catedral São João Batista, Foz do Iguaçu
Catedral San Blás, Ciudad del Este
Imagen N.S.Aparecida, Itaipulândia

Golfe

Iguassu Golf Resort, Foz
Paraná Coutry & Golf Club, Hernandárias, Paraguai,
Cancha de Golf de la Selva Iryapu (Hilton), Puerto Iguazú (Breve)
Cascada Golf Club & Resort, Mingá Guazu

Cassinos

Casino Iguazú no Iguazu Grand Hotel & Casino Iguazú, Puerto Iguazú
Gran Casino Itaipu, Ciudad del Este
Hotel Casino Acaray, Ciudad del Este

Voos Panorâmicos

Helisul – voos sobre as Cataratas
Helisul - voos sobre Cataratas, cidade, fronteira e Itaipu
Voos de Trike, sobre Itaipu e zona norte da cidade, Foz do Iguaçu (descontinuado)
Curso de piloto de Trike na Weekendfly, Foz do Iguaçu

Turismo Rural na Agricultura Familiar -TRAF

Circuito Doce Iguassu, Capanema
Acampamento São Francisco, Cascavel,
Área Rural de Foz do Iguaçu
Circuito Sabiá, Matelândia

Ruínas das Missões Jesuítas dos Guaranis
Patrimônios da Humanidade


As primeiras cinco ruínas da lista são fruto de uma oferta conjunta Brasil e Argentina para que fossem declaradas Patrimônio da Humanidade (1984). As cinco formam uma única “propriedade” na lista da Unesco. As duas últimas na lista de sete, são do Paraguai e foram inscritas na lista da Unesco em 1994, após o Paraguai ter ratificado a Convenção Internacional de Proteção ao Patrimônio Mundial tanto cultural como natural.

São Miguel das Missões, Brasil
San Ignacio Mini, Argentina
Nuestra Señora de Santa Ana, Argentina
Nuestra Señora de Loreto, Argentina
Santa María la Mayor, Argentina
Jesús de Tavarangue, Paraguai
Santísima Trinidad de Paraná, Paraguai

Marcos (Hitos) de Fronteira

Marco das Três Froteiras - Foz do Iguaçu
Hito de las Tres Fronteras - Puerto Iguazú (ATA),
Hito de las Tres Fronteras Presidente Franco, Paraguai

Aldeias Indígenas

Aldeia Guarani Iryapu, Puerto Iguazú (ATA)
Aldeia Guarani de Mbororé - Partindo de P. Iguazú
Aldeia Guarani do Monumento Científico Bertoni
Aldeias Aché (Guayaqui), Alto Paraná, Paraguai
Aldeia Tekohá Añetete, Diamante do Oeste

Coisas das Águas

Navegue os rios Iguaçu e Paraná com o Macuco Safari, (BR)
Navegue o Paraná em Catamarã (ATA) - Puerto Iguazú
Passe uma noite na Ilha do Sol parte do Circuito das Águas, Foz
Passeie de caiaque inflável no rio Iguaçu (PNI) Partida de Foz
Esportes aquáticos no Iguaçu: canoa, ski aquático, banana boat etc
Passeio de Catamarã pelo Lago de Itaipu, Foz do Iguaçu
Caiaque oceânico na região de Foz do Iguaçu e P.N. Ilha Grande

Observação da Natureza

Observe pássaros no P.Nacional Iguazú, Argentina com Daniel Somay
Observe pássaros no lado Argentino das Cataratas
Observe pássaros na área rural - Foz do Iguaçu
Observe pássaros no Parque Nacional Iguaçu
Observe borboletas e insetos - Foz do Iguaçu
Observe pássaros em refúgios de Itaipu no Brasil e Paraguai

Gastronomia
Está aumentando a oferta gastronômica nas Três Fronteiras

Coma, beba e se divirta em Puerto Iguazú (Lista comedores)
Coma beba e se divirta em Foz do Iguaçu (Lista Restaurantes)
Coma e beba e se divirta em CDE (Lista restaurantes)
Coisa de Foz: como uma porção de lambari às margens do Paranazão
Restaurantes que servem peixes às margens do Paraná
Almoce no Recanto Gaúcho
Conheça o Rancho Brasil

Comunidades: saia do comum
Há muito coisa acontecendo nas comunidades locais. Algumas merecem atenção. Foz do Iguaçu está dividida em 12 regiões. A Itaipu está na região Norte, ou Região da Vila "C" ou ainda na Região 2. As Cataratas do Iguaçu estão na região 12, área rural do muicípio.

"Vila A",
Avenida República Argentina - Foz do Iguaçu
Morumbi e Estátua de São Francisco de Assis
Conheça os Centros de Convivência Escola Bairro
Conheça entidades como a Casa Ofício, Morumbi

Cultura e vivência
Aproveitar a viagem para aprender alguma coisa. Há profissionais locais que topam o desafio.

Aprenda Tango em Puerto Iguazu
Aprenda a dançar com Marcelo Pereira (Forró,Gaúchas,Samba,Tango)
Aprenda dança do ventre

Esportes e aventuras: experiências

Páraquedas na Estância Hercules - Foz do Iguaçu
Rafting nas Cataratas, Foz
Escalada em rocha nas Cataratas, Foz
Rapel nas Cataratas, Foz
Arborismo nas Cataratas, Foz
Cavalgada Ecológica, Puerto Iguazú
Assista a uma partida ou treino de RUGBY, Puerto Iguazú
Assista a uma partida ou treino do Black Sharks, Time Futebol Americano de Foz
Cicloturismo - bicicletando em Foz do Iguaçu

Artesanatos
Artesanato do Paraguai, CDE
Conheça os índios Makás, Tri-Fron
Centro Artesanato, Foz do Iguaçu
COART
Há pontos de venda de artesanato indígena em vários lugares:

Cidades da Região
As cidades lindeiras com o Lago de Itaipu, que inclui Foz do Iguaçu tem uma oferta variada – um produto em formação. As cidades: (mais no site Caminhos de Itaipu

Diamante do Oeste
Foz do Iguaçu
Itaipulândia
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mercedes
MissalPato Bragado
Santa Helena.

Cidades do entorno do Parque Nacional do Iguaçu:
Céu Azul
Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
Serranópolis do Iguaçu
Matelândia
Capanema
Capitão Leônidas Marques
Santa Tereza do OesteLindoeste
Santa Lúcia

Cidades Argentinas:
Wanda e Andresito, pedras preciosas e agroecoturismo (Vem maais!)

Museus

Ecomuseu de Itaipu
Museu Mbororé - Puerto Iguazú
Museu Imagens da Selva Puerto Iguazú
Visite o Museu da Terra Guarani
Holoteca e outras tecas do CEAEC
Museu Bertoni
Modelo Hidrológico Reduzido de Itaipu Binacional - Hernandárias


Vários


Ande de ônibus em Foz do Iguaçu. O city tour mais barato se chama "Interbairros" (R$2.10 por pessoa)

Em Puerto Iguazú conheça e compre jóias em "rodocrosita”
Conheça o Mercado de Abasto de Franco / CDE no Paraguai
Três Lagoas - Bairro náutico de Foz(prainha,clubes,barcos)
Pesque-e-pague para passar o tempo e conhecer gente (FOZ)
Vá de balsa a Ciudad Presidente Franco no Paraguai. Saída de Puerto Iguazú. Aproveite e conheça o Marco da 3Fronteiras, Paraguai

Carimbem o Acordo em Copenhague: Pressão do Turismo sobre Mudanças Climáticas



Tem gelo derretendo nessa foto!


A foto aqui é do Google Earth – aquele programa que possibilita imagens da terra, do espaço e do fundo mar e permite ver também a rua onde a gente mora além de possibilitar a todos a capacidade de monitorar e vigiar. A foto é parte de uma coleção ferramenta especial do Google dando ferramentas para que a comunidade acompanhe a COP 15 que a Reunião das Partes sobre Mudanças Climáticas que acontecerá em Copenhague, Dinamarca este ano. Acima da foto, coloco um selo ou carimbo verde. Que carimbo é esse? É o carimbo símbolo de uma campanha da Organização Mundial do Turismo pressionando as autoridades globais a que fechem o acordo, de uma vez, sobre emiisões de CO2 etc na VII Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Não esqueça que durante todo esse ano (2008-2009), "Turismo e Mudanças Climáticas" foi o tema do turismo mundial ou devera ter sido. O que vai acontecer em Copenhague? Só para lembrar que a COP 8 foi em Curitiba, Paraná.

Prêmio Ava Guarani da Uniguaçu amanhã em Foz

Amanhã às 20h, acontece a entrega do 5° Prêmio Avá Guarani - organizada pelos acadêmicos do curso de turismo da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - Uniguaçu (Facesi) com o prêmio os acadêmicos da Uniguaçu homnageiam atividades, programas, ações e iniciativas que promovam o desenvolvimento do turismo da região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. O “Prêmio Avá Guarani” é um evento fixo do Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo. Parabéns! Onde vai ser? No Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu, em frente ao Hotel Bourbon. Amanhã às 20h.

Aproveitemos a oportunidade de ir conhecer o Centro de Artesanatos que até agora não coseguiu entrar na engrenagem da cidade. É importante deixar a preguiça de lado e comparecer para prestigiar o evento. Digo que a abertura do Dia Mundial no Shopping foi bem mixuruca - quase que despretigiada. Em uma cidade com um trade tão grande como é Foz do Iguaçu, o fato me deixou perplexo. Interessemo-nos!

Abaixo uma lista dos premiados. Por que foram premiados? Você pode conferir no local. Limitar-me-ei quer dizer vou ficar somente com as categorias,nome e cidade do contemplado:

CAT A

Empreendedor, Vitor Giacobbo,Mal. Candido Rondon
Dirigente de entidade do turismo, Mauro Sebastiany, Foz
Turismólogo, Sandra Finckler, Santa Helena
Turismólogo na iniciatva privada, Marcia Hanzen, São Miguel do Iguaçu
Professor de curso de turismo, Selmo Jandir de Aragão (In Memóriam),Foz
Acadêmico de Turismo da região, Janaina Lulu Oliveira, Foz do Iguaçu
Egresso de curso de turismo da região, Neumari Cristhine Brites de Moraes,Foz

CAT B Apoiadores da atividade

TV RPC, Foz Do Iguaçu
Itaipu Binacional
Grupo Fostschritt Ohne Grenzen Tanzgruppe, Pato Bragado
COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Foz do Iguaçu

CAT C - Menção honrosa

Adalto de Jesus Medina, São Miguel do Iguaçu
Professor Fernando Bellani, Foz do Iguaçu
Jully Anne Pereira, Matelândia
Dagmar Pedrozo, Medianeira
Antonio Arruda, Agricultor (TRAF),Foz do Iguaçu

Lista completa com detalhes

23 setembro 2009

Festival Gastronômico no Centro de Artesanatos de Foz do Iguaçu: Programa



O 1° Festival Gastronômico que acontece nesta semana por causa da Semana Mundial do Turismo vai abrir sexta-feira, dia 25. Esta e outras atividades foram coordenadas pelo Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos e o GT 3 do COMTUR Foz do Iguaçu. Veja a programação abaixo:


Sexta Feira – 25/09



10h às 11h Abertura do Festival
Solenidade de abertura a autoridades, trade turístico e imprensa
Apresentações culturais de Marechal Candido Rondon, Guaira e Santa Terezinha de Itaipu
Degustação da gastronomia regional

11h às 22h Feira da gastronomia regional
Argentina
o Picadas de fiambres argentinos
o Empanadas argentinas
Foz do Iguaçu
o Tilápia Tarobá
Marechal Candido Rondon
o Eisben
o Bisteca suína ao molho de castanha
o Chopp artesanal
Medianeira
o Frango assado e desossado
Missal
o Produtos de Café colonial
Santa Helena
o Costelão inteiro assado em fogo de chão
o Costela no disco

11h às 22h Apresentações Culturais
11h às 14h:
Marechal Candido Rondon
o Trio de Cordas
Guairá
o Galvão
14h às 15h:
Foz do Iguaçu
15h às 19h:
Itaipulandia
o Gaiteiros, Capoeira
19h às 22h:
Medianeira
o Circulo Italiano, O menestrel

11h às 22h Feira de produtos regionais
Produtos coloniais e orgânicos, bolachas, geléias, compotas, chocolates, cachaça e orquídeas

13h às 18h Atividades para crianças
Trilha Jovem – Instituto Polo Iguassu
o Atividades lúdico-educativas

20h Entrega do Premio Ava Guarani pela UNIGUAÇU




Sábado – 26/09




11h às 22h Feira da gastronomia regional
Argentina:
o Picadas de fiambres argentinos, Empanadas argentinas
Foz do Iguaçu:
o Tilápia Tarobá
Marechal Candido Rondon:
o Eisben, Bisteca suína ao molho de castanha, Chopp artesanal
Medianeira:
o Frango assado e desossado
Missal:
o Produtos de Café colonial
Santa Helena:
o Costelão inteiro assado em fogo de chão, Costela no disco

11h às 22h Feira de produtos regionais
Produtos coloniais e orgânicos, bolachas, geléias, compotas, chocolates, mel, cachaça e orquídeas

11h às 22h Apresentações Culturais
11h às 12h30: Foz do Iguaçu
12h30 às 16h: Entre Rios do Oeste
o Grupo Polonês Lajkoonik,
o Grupo Italiano Nostro Banbini
16h às 19h: Missal
o Balé Municipal – danças folclóricas e clássica,
o CTG – Danças típicas e canto
19h às 20h: Argentina
o Grupo Musical-Cultural "Trío Iguazú",
o Solar Del Che
20h às 22h: Foz do Iguaçu

16h às 20h Atividades para crianças
Programa Nandeva – FPTI
o Aulas de artesanato

Domingo – 27/09

11h às 21h Feira da gastronomia regional
Argentina:
o Picadas de fiambres argentinos, Empanadas argentinas
Foz do Iguaçu:
o Tilápia Tarobá
Marechal Candido Rondon:
o Eisben, Bisteca suína ao molho de castanha, Chopp artesanal
Medianeira:
o Frango assado e desossado
Missal:
o Produtos de Café colonial
Santa Helena:
o Costelão inteiro assado em fogo de chão, Costela no disco

11h às 21h Feira de produtos regionais
Produtos coloniais e orgânicos, bolachas, geléias, compotas, chocolates, cachaça e orquídeas

11h às 21h Apresentações Culturais
12h às 13h: Marechal Candido Rondon
o Grupo de Dança germânica Raízes
14h30 às 18h: Pato Bragado
o Grupo de Dança Folclórica Alemã - “Fortschritt Ohne Grenzen”,
o GTG – Os Tropeiros do Sepé,
o Grupo de violões
19h às 20h: Argentina
o Grupo Musical-Cultural "Trío Iguazú",
o Solar Del Che
20h às 21h: Santa Helena
o Banda Versus Gargamel

16h às 20h Atividades para crianças
Programa Nandeva – FPTI
o Aulas de artesanato

Duas Notas sobre o Polo Astronômico C.M. Filho de Foz




Nota Um:: Só amanhã!


Em comemoração a semana do dia mundial de Turismo, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho estará com uma programação especial aberta ao público em geral.
Terá sessão de planetário e observação do céu (caso tenha condições climáticas favoráveis). A "viagem" é gratuita e as reservas deverão ser feitas pelo telefone 0800 645 4645. LOCAL de EMBARQUE: Centro de Recepções de Visitantes -Itaipu
Data: 24/09/09 - Quinta feira. Horário: serão duas saídas, uma as 18h e outra 19h30
Tempo de atividade :1h30.

Nota DoisA partir de outubro

Clique na imagem acima para visualizá-la melhor e ler. A partir de 1° de outubro o Plo Astronômico Casimiro Montenegro Filho passa a ser maisuma atração à disposição do turismo de Foz do Iguaçu. Ele é parte do Complexo Turístico de Itaipu. O cartaz cuja imagem aparece, informa sobre preços, horários e ouras condições. Já vou incluir o passeio na Lista das mais de 130 coisas que se pode fazer na TriFron oiu Região das Três Fronteiras onde se encontra Foz do Iguaçu.

21 setembro 2009

Turismo Comunitário: palestra no PTI! Amanhã



Ana Gabriela da Cruz Fontoura vai falar sobre Turismo Comunitário amanhã (23) no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). No meu ponto de vista (hein?), essa é uma grande oportunidade para que lideranças de Foz do Iguaçu e dos municípios da região tanto no lado brasileiro como argentino paraguaio - chutemos aí 30 municípios brasileiros, 11 paraguaios e pelo menos três ou quatro argentinos - possam entender o que se quer dizer quando se fala de turismo comunitário. O que é? Existe aqui? Que oportunidades há nele? Gosto de ouvir dizer que o turismo é complexo. E é. Infelizmente os conceitos que andam por aí são simplistas. Ás vezes pedimos que a população tem que se conscientizar da importância do turismo para esta, essa ou aquela cidade. Mas e a participação? O que a comunidade ganha? Você se importaria se não estivesse ganhando? É aquilo que sempre lembro aqui e por toda parte aonde vou: comunidade, cultura local, economia local. É preciso confirmar a participação. Os telefones são 3576 7052 e 9108 7457. Ana Gabriela é turismóloga com especialização em meio ambiente e é parte do Projeto Bagagem.


Aqui está o cartaz do Festival Gastronômico de Foz do Iguaçu. Primeira edição lançada nesta Semana Mundial do Turismo. O Festival vai acontecer no Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu. Agora deixem-me confessar uma coisa: eu nunca entrei no Centro de Artesatos de Foz do Iguaçu. Vou conhecê-lo agora no Festival. Aproveito para saudar a todos os organizadores. Até lá com fotos e informações de dentro. Daqui a uns minutos estarei partindo para o Cataratas JL Shopping onde vai acontecer a abertura iguaçuense da Semana Mundial do Turismo. Lembro que também existe a Semana Nacional do Turismo no Congresso Nacional. Vai haver muitas atividades na Casa de Leis. Voltanbdo a Foz do Iguaçu e Três Fronteiras ou TriFron, digo que estou e vou ficar bem agitado. Já fui a Puerto Iguazu e conversei com muita gente entre eles o presidente da Associação Hoteleira e Gastronômica de Puerto Iguazú. Vou atualizando aos poucos.

19 setembro 2009

Mensagem do Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo: Taleb Rifai



Clicando na imagem você pode ler a mesagem oficial do Secretário Geral da OMT para o Dia Mundial do Turismo. Coloquei duas versões: castelhana e árabe. Por quê? Porque são duas das linguas oficiais da ONU. Segndo motivo, porque vivendo em uma Tri-Fronteira, Tri-Junção de Países, Bi-Junção de rios, Multi-Junção de Culturas, em Foz do Iguaçu, Puerto Iguaçu e a Região Metropolitana de Ciudad del Este, as mensagens serão lidas tranquilamente em espanhol. Coloco a mensagem em árabe primeiro como um reforço mensagem sobre a diversidade segndo como uma homenagem à Colônia Árabe da Terra das Muitas Águas. E até porque o secretário-geral é árabe. Ele é da Jordânia. Destaco que na nova novela das 8h da TV Globo, a Jordânia vai aparecer e aparecer muito!

18 setembro 2009

Piscina nas Três Fronteiras: visão internacional

Foto Jackson Lima

Onde fica esta piscina? Resposta: fica no Amerian Portal del Iguazú Hotel, no lado argentino da região dos Marcos (Hitos) das Três Fronteiras. Da piscina se tem uma bela vista do Marco das Três Fronteiras, Brasil com o Espaço das Américas; se observa as balsas paraguaias sendo carregadas de grãos, no porto lá embaixo, para serem transportadas por rio para os portos de Rosário, Corrientes, Paraná, Buenos Aires e, de vez em quando, Palmira no Uruguai.

Visitei o Hotel, conheci Malvina Solis, coordenadora de vendas e reserva do Hotel e fiquei ecantado com a proposta temática do empreendimento. Acrescento que esse negócio de proposta temática é uma verdadeira tendência em Puerto Iguazu. O tema recorrente são as Missões Jesuitas dos Guaranis - segundo terminologia da Unesco e a erva mate. Só para você ter uma idéia, as mesas são decoradas com potinhos contendo uma planta de erva mate. Pilastas do hotel têm detalhes jesuíticos - lembrando San Ignacio Mini.

E o spa? Da sauna seca ou úmida se tem a mesma vista da piscina. Há banhos turco, romano e escocês. Há um 'sendero de sensaciones' (Caminho das sensções) muito bem bolado e sala de massagem e relaxamento. Para as populações das Três Fronteiras - o spa oferece "membresia" quer dizer a oportunidade de ser sócio ou membro e poder utilizar o espaço.

Semana Nacional do Turismo no Congresso Nacional: atividades


22 a 25 de setembro

A 3ª Semana Nacional do Turismo no Congresso Nacional estará promovendo, de 21 a 25 de setembro de 2009, também organizou uma série atvidades para mobilizar os representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo e membros do Executivo e do Legislativo com interesse no setor. O objetivo é possibilitar uma ampla reflexão sobre um novo modelo de desenvolvimento turístico, baseado na atuação ética, responsável e de respeito à diversidade.

Acompanhando o tema proposto pela Organização Mundial do Turismo - “O Turismo celebrando a Diversidade” – para as comemorações do Dia Mundial do Turismo, a 3ª Semana Nacional contará com a seguinte programação:

Exposições Turismo Celebrando a Diversidade;


Exposição: Turismo Celebrando a Diversidade
Local: Hall da Taquigrafia - Câmara dos Deputados


22/09
18h - Coquetel de Abertura da Exposição
Local: Hall da Taquigrafia - Câmara dos Deputados

23/09
14h30 - Inauguração da Galeria dos Presidentes da Comissão de Turismo e Deportos
Local: Plenário 5 da Câmara dos Deputados

24/09
10h - Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial do Turismo
Local: Plenário do Senado Federal
14h Reunião do Conselho Nacional do Turismo
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

25/09
10h - 53ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo
Local: Sala de Reunião da CNC (SBN-Qd.1-Bl.B-nº 14-18º andar, Brasília)

Atividades na Fronteira pela Semana do Turismo

Programação da Semana Mundial do Turismo em Foz do Iguaçu


Dia 21 ABERTURA no Cataratas JL Shopping, 19h
Dia 21 Shows e apresentações no shopping
Dia 21 Exposição dos painéis Memórias das Cataratas


Dia 23
Diálogos de Fronteira na Fundação PTI, 19:30 horas
(Informações e reservas para participação pelo 45 3576-7052).
Dia 23 1°Encontro Trinacional Missões Jesuítico – Guraraní na UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu.

Dias 23 a 25 Jornada de Gestão de Empreendimentos Turísticos, 19:00 horas na UDC.

Dia 24 A partir das 17h Exposição, festa, passeios, sorteios na Praça do Mitre
Dia 24 à noite, visita gratuita ao Pólo Astronômico de Foz. Só com reservas pelo fone 0800 645 4645.

Dia 25, às 10h Abertura do 1º Festival Gastronômico e Cultural no Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu. Vai até domingo dia 27.

Dia 25, às 19h, Entrega do Prêmio Avá Guarani 2009, Info pelo fone 45 3565-3181.
Dia 27 Itaipu Binacional abre-se gratuitamente para a comunidade. Foz do Iguaçu e Região. Visitas incluídas: Panorâmica da Usina, Refúgio Biológico Bela Vista e Ecomuseu.

Dia 27 Terceira Maratona Internacional de Foz do Iguaçu SESC-Paraná. Informações podem ser obtidas através do telefone 45 3576-1300.

Festival Gastronômico no Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu

Destaco aqui o 1° Festival Gastronômico e Cultural de Foz do Iguaçu. Quando? Entre os dias 25 e 27, semana que vem. Onde? No Centro de Artesanato aqui em Foz do Iguaçu. O Centro fica na Avenida das Cataratas em frente ao Hotel Bourbon ou Bourbon Cataratas Convention Resort. A atividade é parte da programação da Semana Mundial do Turismo nas Três Fronteiras (eu evito dizer Tríplice Fronteira que é um termo apropriado pelo mundo policial). Nesta comemoração, acontece uma coisa inédita - quer dizer que nunca foi editada, realizada antes. Falo da participação dos municípios que, como Foz do Iguaçu, estão localizados às margens do Lago ou Reservatório da Itaipu Binacional. É um lago tão grande que, lembrando Joelmir Betting em 1997: "... pode ser visto da lua em noite de terra cheia". Acho muito importante o que está acontecendo.

Assim, o 1° Festival Gastronômico terá a participação de Foz do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu (eu moro na região há muito tempo mas ainda fico encantado com a sonoridade desses nomes de municípios). Esses são os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu pelo Brasil. Não lindeiro com o lago mas lindeira com a Itaipu está Ciudad del Este no Paraguai, que também participa. Definitivamente não lindeira com o Lago mas não loge dele, está Puerto Iguazú, Argentina que também participará.

Bem para não falar muito deixe-me passar para as apresentações culturais e folclóricas. São: Trio de Cordas, Grupo Raízes, Grupo Fortschiritt ohne Grenzen (Progresso sem fronteiras), Grupo de violões, Circuito Italiano, Grupo O Menestral, os grupos Lajkoonik (polonês), Nostri Bambini (italiano), gaúchas de vários CTGs, coral e orquestra municipais entre outros.

Como o festival é gastronômico haverá pratos como o Eisbeine, bisteca suína ao molho de castanha, café colonial, frango assado e desossado, costelão em fogo de chão, costela no disco, pratos à base de tilápia, tábuas de frios e empanados. Você pode descobrir mais vendo esses dois sites. UM é da Semana do Turismo e o outro sobre a rota do lago de Itaipu chamada de "Caminhos de Itaipu"

Semana Mundial do Turismo: está chegando! Agito em Foz


A regional ABIH de Foz do Iguaçu lançará na segunda dia 21, este site sobre os 10 Mandamentos do bom atendimento ao turista. O site é uma iniciativa do presidente da entidade, Mauro Sebastiany que recebeu o reforço das entidades listadas abaixo. O lançamento vai ser no Cataratas JL Shopping durante a abertura oficial da Semana Mundial do Turismo que culminará, no dia 27, no Dia Mundial do Turismo. O site é parte de uma campanha maior que inclui cartazes, panfletos, vídeo clip e spot para rádio. A boa idéia é que no site há como entidades, empresas e sites fazerem download do material disponível.

17 setembro 2009

Passarela do Salto Floriano: Cataratas do Iguaçu. Lembrando

Esta nota foi publicada no Blog de Foz (também meu) há uns dias. Como ela fala de coisas tais como ABAV 1993 em Foz, Rio-92, creio que alguém no Brasil, quer dizer fora daqui, poderia estar procurando uma dica para uns desses eventos. Foto do Saulo / BR Digital Que cabeça! 

 Não me liguei e deixei passar em branco a inauguração da Passarela do Salto Floriano nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Na data que aparece na placa de bronze (já darei o crédito da foto), quem mora em Foz do Iguaçu se livrou de um grande incômodo. Conte cinco anos, de ré, a partir da data que aparece aí. É o tempo, mais ou menos, que a passarela do Floriano ficou fechada. Foi por causa de uma super enchente. A palavra que mais se ouvia em relação a isso era "vergoha" especialmente na frase "que vergonha! Durante cinco anos a passarela ficou fechada e não apareciam projeto para a reconstrução. 
Mas finalmente apareceram o dinheiro e os projetos e a passarela foi feita. Me lembro de uma nota que fiz colocando os pingos nos i's: A Itaipu doou o Projeto, o Ibama deu a liberação, a Prefeitura de Foz aprovou a obra e a Varig / Rede Tropical de hotéis pagaram a obra. Mas o que eu quero contar não é isso ainda. Assim aguarde um pouco.Vou ter que consultar os arquivos!Se a placa é do dia 15, a matéria deveria ter saído no dia 16. Não saiu. Me lembro vagamente de que a data da inauguração foi adiada várias vezes. Atualizando! Fui aos arquivos e não encontrei nada. Me lembro vagamente de que a data da inauguração foi adiada várias vezes. Eu cobri a reinauguração. O que eu queria contar está ligado com o momento da reinauguração. 
Havia um turista argentino que seria a primeira pessoa civil, não-autoridade, não-trabalhador da obra, não-bombeiro, não-engenheiro a entrar na Passarela do Salto Floriano Peixoto depois de cinco anos. É uma boa história. Mas não consigo. Estou procurando o nome desse argentino. Ator de Buenos Aires. Mas tenho que achar o arquivo. Será que a inauguração ocorreu um mês depois? Antes? Estou perdido e a única saída é procurar. Para amentar a confusão, foi ao redor desta cidade que Foz do Iguaçu e Região Internacional venceu um super desafio. 
Foi a realização do Congresso e Exposição da Associação Brasileira de Agentes de Viagem - ABAV. Foi aberta ao redor dessa data pelo Governador Roberto Requião e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. O presidente nacional da Abav era Tasso Gadzanis. Um ano antes, 1992, ano da Conferência Internacional da ONU sobre o Meio Ambiente, a Rio-92, Foz do Iguaçu bateu o recorde em recepção de visitantes oficiais estrangeiros. A princesa de Gales Diana Spencer, chanceleres, ministros, presidentes. Boa idéia! Proponho-me, uma pauta já como 'baironauta,' ao Bosque das Autoridades na Itaipu Binacional. Cada visitante ilustre plantou uma árvore. Já devem estar enormes. Contudo, devo focar na busca e 'achamento' da matéria-evidência da inauguração. Em que data saiu mesmo? Onde?

15 setembro 2009

O Caderno de Turismo da Gazeta do Iguaçu: segunda edição


Olá comunidade turística internacional! Aqui está o Caderno de Turismo da Gazeta do Iguaçu de Foz do Iguaçu. Sou o editor free lancer dele. Até o final do ano eu quero levá-lo pessoalmente a algumas feiras. Gramado está na minha lista. Destaco aqui uma entrevista com Clévia do Ministério de Turismo sobre Foz do Iguaçu como um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico do Brasil. Já bloguei sobre o assunto aqui. Se você tiver a oportunidade de ter o jornal em mãos, leia esta matéria e tem outras também. São 23h57 minutos no calor da Terra das Cataratas.

09 setembro 2009

Expedição Salinas Grandes em Jujuy


A foto mostra o grupo da imprensa do Oeste e Sudoeste do Paraná (Foz, Cascavel, Pato Branco e Toledo) e de Puerto Iguazú, Misiones que viajamos a Salta e Jujuy a convite da ANDES Linhas Aéreas. Na época, junho deste ano, a empresa era representada pela EB Group Travel estabelecida em Puerto Iguazu e Foz do Iguaçu. Hoje a representação foi passada para o grupo Panamericano que abrirá uma loja na Avenida Victoria Aguirre em Puerto Iguazú.

Chamando a atenção: caderno de turismo, notas no Blog de Foz etc

UM

Saiu hoje o Caderno de Turismo do jornal A Gazeta do Iguaçu. Faço a edição dele. Quarta-feira haverá a segunda edição. E vai haver novidades. Amanhã estarei entregando o material para a página central dupla. É aí onde eu espero que aconteça a "contribuição" do caderno para o caderno, para a Região Trinacional ou Tri-Fron e sirva ao máximo de interesses. Como sabemos o turismo é complexo. (Colocarei uma foto do Caderno de Turismo aqui amanhã!).

DOIS

No Blog de Foz coloquei uma nota especial sobre as Regiões Metropolitanas da Tri-Fron. Há uma Região Metropolitana de Ciudad del Este (REM-CDE) e outra Região Metropolitana de Foz do Iguaçu (RMFI). São quase 500 mil pessoas na REM-CDE e engloba 11 municípios. A RMFI, pelo que vi até agora chegaria até Guaíra. É necessário que assumamos esta posição e acima de tudo que entendamos o que está acontecendo. A Nota traz links (enlaces) para estudos argentinos, brasileiros e paraguaios sobre a questão.

TRÊS

Está chegando o Dia Mundial do Turismo. Será no dia 27. O tema do Dia do Dia do Turismo este tem a ver com as mmudanças climáticas. Desde o anúncio do tema no ano passado, muito tem se discutido sobre o pape do turismo na diminuição ds emissões e dos impactos ambientais das atividades humanas ligadas aos serviços turísticos. Volto a mecionar o Caderno de Turismo da Gazeta do Iguaçu. É sobre o anúcio da Helisul - taxi aéreo que entre coisas realiza voos panorâmicos no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu. A frota está sendo substituída e a empresa está refloretando uma área degradada aqui no Paraná. Fica em Itapejara do Oeste.

QUATRO

Outro tema do Dia do Turismo, ligado especificamete à celebração oficial pela OMT em Gana, África é Turismo - Celebração da Diversidade! Sem diversidade, não há turismo. É importante manter isso em mente: diversidade racial, cultural, linguística, religiosa, biológica, genética, emocional, filosófica e assim infinitamente. A Pastoral do Migrante e do Itinerante da Igreja Católica divulgou mensagem especial para o dia. Para igreja turista é itinerante e migrante. A situação de quem viaja é vulnerável. Ah! Como é vunerável!

Por fim

A Notas do Turismo estão sendo publicadas na Gazeta do Iguaçu, de novo!

05 setembro 2009

Governadores de Misiones e Salta falam sobre investimentos na fronteira


No vídeo postado pelo site La Voz de Cataratas os governadores de Salta, Juan Manuel Urtubey e o de Misiones, Maurice Fabian Closs falam dos acordos assinados entre as duas províncias. A entrevista começa com Urtubey. Logo, Closs fala sobre os planos turísticos de Misiones. É aqui que ele diz que a Província de Misiones estava atolada no dilema de sempre: o ovo ou a galinha (el huevo o la gallina)? Quer dizer, a Província é pobre por que não tem oferta ou por que não tem demanda? No vídeo elel diz que na dpuvida, escolheu ter oferta. Ele está falando sobre o investimento coletivo no estilo mutirão que de uma vez trouxe 47 empreendimentos turístico-hoteleiros para uma região de floresta de 300 hectares no lado argentino da fronteira em frente a Foz do Iguaçu. A coletiva foi montada na área de piscina do Hotel Loi Suites!

03 setembro 2009

Vinho ganha museu no Norte Argentino


O Governo da provincia de Salta, no Noroeste Argentino, anuncia o mais novo projeto para complementar a Rota do Vinho - que inclui todo o Vale Calchaquí. O Museo será construido na cidade de Cafayate e custará 4 milhões de pesoss argentinos. Vinho, videira e uvas esão palavras que se mais escutam na área de temperaturas baixas à noite, vento seco durante o dia e pouca chuva no ano. A foto que coloco aqui mostra uma degustação de vinho em uma Bodega da região - para ser mais exato - em um Hotel-Bodega ou Bodega -Hotel. A produção é pequena porém exclusiva. Já direi como se chama.

CVC lança pacote de pesca na Amazônia

A partir do mês de outubro, os amantes da pesca terão mais uma opção de diversão e lazer com o lançamento do roteiro “Pesca Esportiva na Amazônia”, desenvolvido pela CVC Turismo.

Idealizado para grupos pequenos de até 12 passageiros, o que favorece viagens entre amigos e familiares, o novo roteiro da CVC chega para atender às necessidades de turistas que apreciam a atividade da pesca esportiva, as belezas naturais da Amazônia e o conforto dos hotéis de selva.

“Trata-se de um mercado potencial que reserva boas oportunidades de negócios e atrai fortemente o interesse de um público segmentado”, adianta Cleyton Armelin, diretor comercial nacional e de vendas da CVC.

Segundo Daniel Firmino, gerente de produtos da CVC para a região Norte e responsável pelo desenvolvimento dessa novidade, a ideia da operadora é também difundir o conhecimento acerca do roteiro de pesca no mercado, destacando esse lançamento como nova e divertida opção de viagem de lazer.

De acordo com o Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA), ligado ao IBAMA, os rios do Norte brasileiro são considerados por especialistas internacionais como os ideais para a prática esportiva, pois abrigam mais de 100 espécies de peixes esportivos, com destaque para o Tucunaré.

No roteiro da CVC, espécies como Tambaqui, Bicuda, Pirarucu, Aruanã, Jacundá, Trairão e diversos tipos de Tucunaré poderão ser encontrados e pescados nos rios da região, sempre em barcos próprios do hotel e no sistema “Pesque e Solte”.

O pacote “Pesca Esportiva na Amazônia”, da CVC, inclui bilhetes aéreos de ida e volta, sete noites de hospedagem no Hotel de Selva Juma Lodge com pensão completa, traslados aeroporto/hotel/aeroporto, palestra de orientação e pesca esportiva diária com acompanhamento e orientação de guia especializado, responsável pelo controle do barco e auxílio durante a pesca. Os passageiros recebem ainda indicações dos materiais ideais para serem utilizados na pesca amazônica, como tipos de varas, carretilhas, linhas e iscas (não incluídos no pacote).

Nesta primeira etapa, o roteiro terá saídas em datas específicas, com a possibilidade de entrar em breve para a programação de roteiros regulares da operadora. Já estão previstas quatro saídas, sendo duas de São Paulo capital (nos dias 3 de outubro e 14 de novembro) e duas de Campinas (em 17 de outubro e 21 de novembro).

O pacote “Pesca Esportiva na Amazônia”, que já inclui passagens aéreas, custa a partir de R$ 3.948 (com saída de São Paulo) e pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros. Outra opção é o Pacote Terrestre (sem aéreo), que custa R$ 3.098 por pessoa, considerando sete noites de hospedagem com pensão completa, traslados, palestra e pesca diária. A esse pacote, o cliente pode acrescentar o valor correspondente do trecho aéreo, conforme sua região de origem.

Fonte CVC Imprensa

01 setembro 2009

San Ignacio Mini: Ruinas Jesuiticas, Argentina


Encontrei esse convite para as Ruinas Jesuiticas na Delegação da Secretaria de Turismo de Misiones em Puerto Iguazu. Estive lá fazendo um levantamento da exemplar chuva de hotéis na cidade de fronteira o que já é considerada como o maior investimento já feito em turismo em toda a Argentina e em todos os tempos. Fiz um "frila" para a Gazeta do Iguaçu de Foz sobre o assunto que deu o que falar. Na semana que vem acrescento mais a esse assunto.
Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial