Amazônia

Estamos falando em Amazônia e não em estados, províncias ou departamentos que cada país da Região Amazônica possui. O Brasil tem o Estado do Amazonas, por exemplo, que já é maior que muitos países. O Amazonas é tão grande quanto a Colômbia. Aqui ao lado está a logomarca da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)originalmente Pacto Amazônico - uma organização com sede em Brasilia que congrega os países que possuem partes da Amazônia. Fazem parte dele os Estados Independentes, a Guiana Francesa não está na OTCA por ser dependência francesa e por isso os asuntos ligados à Frana são tratados em outra instância diplomática.

Porém, a Amazônia que é parte integrante de 10 países, se costuma dizer para ilustrar, é maior que os Estados Unidos continentais – Isto é os 48 estados do continente excluindo Puerto Rico, Alasca, Havaí e outras possessões. Esta ilustração é da National Geographic. Foi assistindo documentários sobre a Amazônia em um pequeno hotel de selva na Amazônia colombiana que ouvi esta frase: uma planície inundável do tamanho dos EUA continentais. Durante seis meses, quando não surpresas cláticas, tudo pode alagar.

Esta outra foto mostra a Bacia Amazônica - uma área enorme onde toda gota de água que caia vai, um dia, chegar ao Rio Amazonas. Veja na delimitação norte, parte de cima, dá para se vê o contorno do Estado de Roraima. Em algumas área como no canto superior esquerdo se pode ver o rio Orinoco. Neste site onde abordo as grandes regiões geográficas naturais da América do Sul bem que poderia incluir "Roraima" e "Guianas" como regiões naturais.
Este outro mapa mostra o Amazonas - elemento água. Vemos aí a riqueza de rios da região. Rios que têm nascentes no Planalto Central do Brasil, no Planalto das Guianas e nos Andes da Bolivia, Peru, Equador e Colômbia. O que aparece no mapa são os rios maiores. Há milhões de riozinhos, riachuelos e igarapés que não aparecem no mapa. Eis uma visão do Rio Amazonas. Durante pelo menos oito anos, eu naveguei, remei, sonhei, em inúmeros lugares que tinham esta paisagem. É para mim, o Amazonas. Embora tenha navegado em muitos outros rios da Amazônia. A região é tão grande que visão dela sempre é fragmentada. No Brasil, como exemplo ainda, ao mencionar Amazonas, todos pensarão em Manaus. No Peru, Amazonia vai trazer à mente a cidade de Iquitos, no Equador vem a cidade de Coca.

A seguir alguns links e pouco a pouco vou melhorando e sempre que possível vou melhorando. Sugira links e sites também.

Brasil

Acre
Amazônas
Amapá
Pará
Rondônia
Roraima

A-G U A R D E
Colômbia
Bolívia
Peru
Venezuela
Equador
Guiana
Suriname
Guiana Francesa

Hora Mundial