Zonas Umidas

Logo da Convenção Ramsar
Minha intenção em criar este "tema" é acima de tudo valorizar aquelas grandes regiões conhecidas como wetlands (inglês), humedales (espanhol, também 'esteros' ou ciénagas) e que em português varia entre "pantanais" e mais recentemente "zonas úmidas". São regiões sofridas do Planeta visto que "pântano" é algo que deve ser aterrrado. Foi do aterramento de "pântanos" de onde surgiram nossas primeiras idéias de "saneamento" - muitas delas errôneas. Também, esta área quer destacar a importância das zonas úmidas para o Planeta ao ponto de terem, os países do Planeta, subscrito ou assinado uma convenção interacional especialmente para protegê-los. A Convenção se chama RAMSAR que oferece uma lista (PDF) de Lugares ou Sítios Ramsar em Cada País. A maioria das Zonas Úmidas das Américas e do Mundo são parte integrantes áreas de conservação e são roteiros turísticos.São membros da Convenção 160 países. O total de áreas é 2.005 que cobrem 192.809,323 hectares.

Ciénaga Grande de S.Marta
Ciénaga de Santa Marta - é um comlexo lagunar na Colômbia. É uma extensa região entre o rio Magdalena e a Serra Nevada de Santa Marta. Passei na região pela primeira vez no início dos anos 80, em uma noite abodo doantigo trem (desativado nos 90) La Dorada - Santa Marta. Pela janela do trem, à noite, no escuro, vi milhões de vagalumes. Nunca tinha visto tantos vagalumes antes. Depois voltei para conhecer melhor. A "ciénaga" é uma maravilha natural; é um sítio Ramsar declarado Zona Úmida de Importância Internacional mas que está sob ameaça constante do desenvolvimento descontrolado.
  
Los Llanos Orientales

Visitar os Llanos Orientales faz lembrar o pantanal brasileiro. Capivaras, onças, pássaros e uma vida econômica e cultural ligada ao estilo de vida "pecuário". Recomendo a música "llanera", com violão e harpa. Os Llanos têm fauna tanto amazônica como pantaneira. Exemplo tuiuiú e cigana (Hoatzin).   

Pantanal
Chaco Paraguayo
Esteros del Iberá - Argentina






























Hora Mundial