10 setembro 2011

Folheto de divulgação conjunta do Mercosul: visibilidade para o turismo

Aqui está uma boa notícia para o turismo integrado do Mercosul. Um folheto de divulgação oficial único para o Espaço Mercosul bancado pelos quatro países. Este caiu na minha mão no estande do Consulado Paraguaio Salão no Livro de Foz do Iguaçu. Segundo o Guia o objetivo dele é: "Ser um instrumento de informação para os turistas intra-Mercosul e ... ser um produto comunicacional que dê visibilidade ao setor do turismo dentro do esquema de integração". 

Aqui vemos um mapa com os pincipais pontos de entrada e saída do Espaço Mercosul ou seja onde existem "passos de froteira" oficialmente com a presença de alfândega/aduana, autoridades migratórias, de saúde e vigilância sanitária etc e pelo menos! Vemos do Sul para o Norte, os passos habilitados ao longo da fronteira Brasil-Uruguai; os locais habilitados ao lango da fronteira Argentina-Uruguai daí Argentina e Brasil; Argentina e Paraguai e lá mais para o norte os locais fronteiriços habilitados da fronteira Brasil-Paraguai. 

Muito boa ideía! Na figura ao lado vemos a descrição dos "Pasos Fronterizos" entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai - não necessariamente nessa ordem. Cada país tem uma página dedicada à descrição. O folheto não é bilingue. Este que está postado aqui é inteiramente em espanhol. Ele deve ter um em português que deve estar sendo distribuido por instituições brasileiras. Se você já tiver visto um desses em português favor compartilhe com este blog.

Há também informações sobre os documentos hábeis para viajar, exigência de visto ou outras informações necessárias para os viajantes. A informação não é extensa mas já aponta para o caminho. O folheto é revolucionário pois quebra com o nacionalismo idiota e até começa a furar o bloqueio burocrático e administrativo pois segundo as leis vigentes um país não pode colocar dinheiro público na divulgação de país vizinho. Por lei um folheto bancado pelo Ministério do Turismo do Brasil ou da Argentina não pode nem sugerir uma visita ao outro lado da fronteira. Como isso não vai mudar tão cedo, entram em cena novos arranjos, verbas e fundos do Mercosul. Um exemplo é a divugação conjunta do Mercosul na Ásia nos casos de stands (estandes) em feiras no Japão e China (Parece).

Um comentário:

Mensgem Tur disse...

Boa inciativa para turismo...

Parabéns!

Acesse:http://redeturismobrasil.blogspot.com/

Seja bem Vindo!

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial