09 agosto 2006

Cidades Trigêmeas




Estive viajando e descobri muitas coisas interessantes.
Aqui por exemplo posto duas fotos.
Uma das cidades Trigêmeas, Barracão - Paraná, Dionísio Cerqueira -Santa Catarina e Bernardo de Irigoyen em Misiones, Argentina. Uma matéria mais completa sairá na versão impressa deste blog e logo estará aqui! O site de barracão, fonte das fotos, é este!
A outra é a do marco na divisa entre Barracão e Dionísio Cerqueira, as cidades gêmeas brasileiras, há um marco que comemora a solução do conflito Paraná-Santa Catarina sobre os limites dos dois estados. Ao contrário do Marco das Três Fronteiras, o marco das cidades gêmeas foi mantido intacto, i.e. sem pinturas. Há placas com inscrições nos quatro lados.
Elas dizem o seguinte:
Lado Um: 1920 - Linha Wenceslau Braz - Este Marco assignala o extremo Oeste da Linha Divisória Paraná Santa Catharina sobre a Fronteira Brazil-Argentina d' Ele distante 19,40 metros com o rumo verdadeiro N 21o 9' 9",4 E
Lado Dois: Este Marco foi inaugurado no Governo do Dr. Epitácio Pessoa sendo Ministro da Justiça o Dr. Alfredo Pinto
Presidente do Paraná Dr Munhoz da Rocha
Governador de Santa Cataharina o Dr Hecílio Luz - 1920.
Lado Três: 20 de Outubro de 1916 Data da Assignatura do Accordo entre os Estados de Sta Catharina e Paraná para a Solução da Questão de Limites proposto pelo presidente da República Dr. Wenceslau Braz.
Fico devendo o Lado Quatro. A foto acaba de sumir.
Turismo é cultura!!!
É história!!!
É educação continuada!!!
É intercâmbio!!!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial