07 outubro 2006

Dez ações eco-porretas

1 - Não aceite sacolas plásticas em Super Mercados. Leve sua própria bolsa de tecido. Todo esse plástico vai parar em lixões e contribui para o aquecimento da Terra. Na Europa e EUA e etc , já há leis proibindo o uso de sacola de plásticos em supermercado. Visite um lixão - quer dizer "aterro sanitário".

2 - Adira a energia solar. Descubra como fazer aquecedor solar de garrafas PET. Dê menos lucro para Copel - Companhia de Eletricdade do Paraná, por exemplo. Diminúa sua conta de eletricidade.

3 - Vá de bicicleta. Vá a pé. Andar de bicleta é sexy. O pesquisador italiano Romualdo Belardinelli em Congresso de cardiologia que exercícios moderados, tipo, andar de bicileta, resolve problemas de disfunção erétil. Deixe o carro em casa. Faço um link para colegas da torcida de duas rodas por um mundo melhor.

4 - Capte água de chuva. Faça um tanque extra. Uma caixa d'agua. Hoje, tudo vai para os boeiros das cidades. Descubra os banheiros ecológicos secos.

5 - Reconsidere seus princípios religiosos. Deus não fez a Terra para o homem. Somos só uma espécie entre milhões.

6 - Compre coisa local (Exemplo argentino). Prefira produtos de sua comunidade: verduras, alimento. Elimine o passeio de mercadorias, consome combustível e aquece a Terra. Para cada caloria gerada por um tomate, gasta-se dez calorias de petróleo no seu transporte do produtor, aos centros de distribuição, aos supermercados e à sua casa, ao seu prato.

7 - Evite produtos industrializados. Valorize o artesanal. O reciclado. Cuidado com as telhas de amianto. São cancerígenas. Já há telhas recicladas feitas de embalagens de leite Longa Vida e garrafas PET.

8 - Evite o turismo de massa. Não vá para praias poluídas e superlotadas neste verão! Afinal, se houver superpolução na praia, o mar, logo em frente é um esgoto.

9 - Evite embalagens descartáveis. Evite tudo o que é descartável. No mundo já campanha contra fraldas descartáveis, moddess descartável, garrafas descartáveis. Nada é descartável.

10 - O pequeno pode ser bonito. Abandone a mania de grandeza.

Observação: logo acrescento links para as idéias!

Nenhum comentário:

Hora Mundial