08 novembro 2006

Turismo responsável III



O turismo do Brasil é responsável? É sustentável? As duas perguntinhas necessitam respostas. A figurinha, aqui ao lado, é o logotipo do Dia Mundial do Turismo Responsável lançado pela WTM e este dia será celebrado no dia 14 de novembro no mundo? Você está no mundo? Estive mantendo uma campanha sobre a ligação entre turismo e ambiente. Sem ambiente não há turismo, não há vida, não há economia. Falo com a tristeza certa de ser cidadão de um país que acaba de reduzir de 10 qilômetros para 500 metros a área de amortecimento ao redor de parques nacionais e unidades de conservação para alguns fins. Em algumas dessas áreas se deseja receber turistas dentro da classificação "ecológica"! Neste caso adeus turismo!

Antes de voltar ao assunto do Dia do Turismo Responsável, gostaria de pedir aos meus amigos "naturebas" - sem ofensa - que parem de comer soja. Soja para o turismo que depende do meio ambiente é um câncer! Agora já que não fazemos no Brasil ministérios responsáveis, economia responsável, educação responsável - como fazer turismo responsável? O que é turismo responsável? Segundo a WTM há alguns critérios básicos. Assim sendo o turismo responsável:

1) Minimiza os impactos econômicos, sociais e ambientais; 2) gera maiores benefícios econômicos para a comunidade entre outras coisas; 3) envolve o povo local nas decisões; 4) contribui positivamente para a conservação do patrimônio cultural e natural; 5) oferece maiores possibilidades de usufruto para o turista; 6) oferece acesso para pessoas com deficiência física; 7) é culturalmente sensível, encoraja o respeito entre visitante e gente local.

Se é isso o que você vê em seu "destino" (detesto esta palavra) então promova uma celebração do Dia do Turismo Responsável!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial