13 janeiro 2007

Ano Polar Internacional



Foto de um navio de turismo / pesquisa que visita as cotsas tanto do Ártico como da Antártica.

Nota I

A partir de março deste ano até março de 2008, as nações da Terra estarão celebrando o Ano Polar Internacional (API). O API é organizado pelo International Council for Science (ICSU) e a Organização Meterológica Mundial (OMM / WMO). O que se celebra agora é o quarto API. As outras edições foram em 1882-1883, 1932-1933, e 1957-1958.
Duas coisas se destacam nesta versão, a primeira é que o ano internacional corresponde a dois ciclos completos de um ano. Por quê? Para que haja condições de cobrir tanto o Ártico (Norte) como o Anti-Ártico quer dizer a Antártica. O Brasil é um dos países participantes do API. Veja mais sobre a participação brasileira no API isso no site do Ministério da Ciência e Tecnologia. O site oficial do API é ESTE AQUI.

Nota II

Não faz muito tempo o Notas do Turismo ajudou a divulgar a decisão da Islândia de matar uma boa quantidade de baleias minke. No Hemisfério Norte, quando se fala em viagens e cruzeiros para observar baleias - o que já movimenta mais de um milhão de clientes - se está falando das baleias minke. Para a tristeza geral do ambientalismo e até do "turismo de avistamento" (como estão chamando)a Noruega autorizou seus pescadores a capturarem (arpoarem) 1.052 baleias em 2007. Não sei como o trade turístico da Noruega vai reagir a isso. Como você poderá ver neste site, turismo de avistamento é importante para o país. No Brasil, as baleias que mais visitam nossas costas são a jubarte e a franca.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial