22 janeiro 2007

Baleias e Turismo


O Notas do Turismo ganha mais um espaço especializado. Gostou? É um espaço dedicado a tudo. Contudo tem uma tendência a divulgar coisas do oceano: baleias, delfins, toninhas, botos. Há um crescente movimento de pessoas no mundo buscando ver os cetáceos grandes e pequenos - tanto dos mares, como dos rios. O textinho em coreano que aparece aqui foi tirado da página da Agência Next Tour da Coréia que oferece passeios para observação de um golfinho (delfim) chamado "Souza" como se pode ver entre parênteses no texo coreano. Quem estiver desejoso de ver a página "cetaceana" do Notas do Turismo, basta clicar AQUI

홍콩의 풍선검 -핑크 돌고래(Sousa chinensis)는 세계에서 가장 바쁜 공항이든 쇼핑 센터든 또한 사람들로 가득한 장소 등 어느 곳이든지 가까이에 있다. 핑크 돌고래는 1997년, 핑크 돌고래와 홍콩의 경제 발전이 야기한 절멸의 위험에 처한 야생동물 양도 기념식의 공식적인 마스코트가 되었다.

Coloquei também uma foto do Souza chinensis acima. Como são bonitinhos. Vemos uma mãe "Souza chinensis" com o filhotinho "Souzinha chinensis" segundo a taxonomia binominal prefixitativa. (Esta é minha!) Aqui está o link para a agência coreana caso o trade coreano-brasileiro queira clicar. Ah. Desculpe-me misturar corano com português. Eu só colei. Não sei nada do que está escrito ali. Voltando ao Souza chinensis ele é chamado de delfim-cor-de-rosa. No site cetaceano mostro também o boto-cor-de-rosa do Amazonas. E para fazer desta nota muito mais educativa eu acrescento que o nome do Souza chinensis em chinês é 中华白海豚. Notas do Turismo é muito mais cultura!

As palavras delfins, baleias, cetáceos me fizeram lembrar de mar, que me trouxe à mente caçadores de baleia, derrames de petróleo e destruidores da natureza. O Notas do Turismo e você tudo-a-ver descobriu que a há uma proposta da Academia Internacional de Ciências Ambientais para a criação de uma "Corte Penal Internacional do Meio Ambiente para a Proteção da Saúde do Homem, do Planeta e dos seus Ecossistemas". Esta corte consideraria os crimes ambientais intencionais como crimes contra a humanidade. O título desta postagem no mesmo site citado acima é Ui. Ui.Ui! por que se a proposta for em frente muita gente vai sentir uma dor que poroduzirá este som. Se quiser ver o documento original em formato PDF clique AQUI.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial