04 junho 2008

Neo-Maravilhas do Mundo, o fantástico mundo das listas das maravilhas do mundo

A campanha pela nomeação das Cataratas como uma das Sete Novas Maravlilhas do Mundo decolou. As fotos mostram o materioal utilizado no corpo a corpo da campanha entre os viajantes, turistas, visitantes na região e por aí afora. Se você clicar no endereço "vote iguazu falls" ou no "vote cataratas del iguazu" voce cair no "vote nas cataratas". Todos os endereços levarão à página da Fundação Sete Novas Maravilhas ou New Seven Wonders (n7w). E que negócio é esse de sete naravilhas? De onde vem? Porque sete? 

Primeiro, sete é um número especial. Para os gregos antigos era um número mágico. A Bíblia o considera como um número perfeito. É por isso. Listas de sete maravilhas do mundo, existem desde os gregos antigos que listaram as sete maravilhas do mundo conhecido construído pelo homem. Podemos chamá-la de "Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo": A Grande Pirâmide de Giza, os Jardins Suspensos de Babilônia, a Estátua de Zeus no Olimpo, o Templo de Artemisa em Éfeso, o Mausoleu de Halicarnassus, o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria. 

Há também uma lista das "Sete Maravilhas do Mundo Medieval" ou seja: Stonehenge, Coliseu de Roma , Taj Mahal , Grande Muralha da China , Torre de Porcelana de Najing, Hagia Sofia e a Torre Inclinada de Pisa. As listas não param por aí. Há várias listas que honram diferentes aspectos das Maravilhas do Mundo Moderno. 

Os autores das listas do Mundo Moderno são entre outros: Lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno da Sociedade Americana de Engenheiros Civis, Lista das Sete Maravilhas do jornal USA Today , Lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, Lista das Sete Maravilhas do Mundo Industrial , Lista das Sete Maravilhas do Mundo Subaquático, Lista das Maravilhas do Mundo das Viagens (Lista de Hillman), Lista das Sete Maravilhas Artificiais do Mundo das Viagens, Lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo das Viagens, Lista das Sete Maravilhas Arquitetônicas Modernas (Condé Nast Travel), Lista das Novas Sete Maravilhas da Natureza (atual). 

Na próxima postagem coloco um vídeo onde Bernard Weber aparece entrevistado por Riz Khan. Weber é o fundador da empresa que organiza a votação. (Filme em inglês). No site de Weber há uma nota que diz: "Se desejarmos preservar alguma coisa, primeiro precisamos verdadeiramente apreciá-la" (If we want to preserve anything, we first need to truly appreciate it). Este é o propósito das listas!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial