18 julho 2008

Destinos Turísticos do Brasil, um Estudo

Com esta nota, quebro a abstinência de alguns meses aqui nas Notas do Turismo. O que me motiva a romber a ausência foi o convite que recebi de participar no Seminário oficial que incluiria a divulgação dos resultados de um estudo especificamente no que se refere a Foz do Iguaçu, como um "Destino Indutor". Destino o quê? Calma!

Lá vai I
Brasil Destinos

Dos 5.561 municípios do Brasil, mais de 3 mil são consideradois turísticos. Desses mais de 3 mil municípios turísticos, segundo classificação anterior a 2003, 1.207 participaram no Salão do Turismo - Roteiros do Brasil em 2006 e apresentaram 393 Roteiros Turísticos. Esses 393 roteiros se localizavam em 149 regiões turísticas do Brasil.

Funilando a coisa mais um pouco, descobrimos que esses 393 roteiros foram reduzidos ainda mais. No final, se escolheu 87 roteiros para receberem uma "priorização". Priorização para quê? Para receberem o que se chama de "padrão de qualidade internacional".

Bem, do jeito que está, esses 87 roteiros priorizados incluem ou estão ligados a 474 municípios da República Federativa do Brasil. Apurando ainda mais a lista, os técnicos do Ministério do Turismo, Embratur, Secretarias de Estado de Turismo, SEBRAE e a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), decidiram concentrar os esforços em 65 municípios daqueles 474 acima.

Tudo questão de método. Até 2010, fim do Plano Nacional de Turismo 2007-2010, o Brasil quer estruturar 65 destinos turisticos com o famoso "Padrão de qualidade internacional". Como se chegou a esse número? Da seguinte maneira: o Brasil tem 27 estados e cada estado tem uma capital. Então aqui já temos 27 municípios indutores. Cada estado poderia ter no máximo cinco destinos indutores. Se cada estado tivesse apresentado cinco destinos teráimos aí 135 destinos e a meta seria furada.

Graças a Deus, uhm?, só o Rio de Janeiro e a Bahia apresentaram cinco destinos indutores e mais as capitais. A maioria ficou com dois e três inclusive São Paulo. Assim, o número ficou em 65. E cada um desses municípios-destinos passa a ser chamadao de "Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico regional". O Paraná - estado que tem 399 municípios, ficou com três municípios indutores incluindo a capital: Paranaguá, Curitiba e Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial