01 maio 2009

Poor Niagara! Eleanor Roosevelt esteve nas Cataratas? Ajude a esclarecer essa questão!


"... A senhora Eleanor Roosevelt passou por aqui. Fomos convidados para recebê-la no aeroporto e para ir à recepção dada a ela. Fui com meu vestido preto. Ela é simpaticíssima, muito simples, vestida com muita modéstia, bem mais bonita pessoalmente do que nas fotografias e no cinema. No dia seguinte, ela deu entrevista coletiva à imprensa, eu fui, mandei noticiário telefônico para A NOITE, mesmo estando de licença porque não queria perder a chance".
Clarice Lispector, carta a Elisa Lispector e Tania Kaufman, Belém, 18 de março de 1944 (Tirado do livro "Clarice Fotobiografia" de Nádia Battella GOTLIB e publicado pela Editora da USP. Parte disponível no Google Books. Recomendável para quem gosta de Clarice)


Quando a primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt viu as Cataratas do Iguaçu ela exclamou: Poor Niagara! (Pobre Niágara!). Com esta postagem aqui eu quero pedir ajuda a quem possa ajudar a esclacer e colocar em contexto este acontecimento. Jornalisticamente, se eu posso dizer assim, eu necessito responder pelo menos quatro perguntas mágicas: Quem? Quando? Onde e Por quê? E eu não estoui conseguindo. A foto acima publicada na Galeria da Embaixada dos Estados Unidos no site FLICKR sobre as relações Brasil-EUA, mostra Eleanor Roosevelt conversando com o bisbo de Natal (RN) e um miltar brasileiro. Eleanor Roosevelt visitou o Brasil entre 14 e 17 de março de 1944. Nessa viagem, a primeira dama visitou Belém, Natal e Recife. Na legenda abaixo da foto, cito parte de uma casrta de Clarice Lispector onde ela conta que estava em Belém e participou de entrevista com Eleanor. Clarice enviou “matéria” para o jornal A NOITE.

Peço ajuda a quem puder ajudar a descobrir o seguinte: Eleanor Roosevelt voltou ao Brasil ou fez outra viagem ao Brasil? Isso porque nesta viagem ela não saiu do Norte-Nordeste. Era uma viagem de apoio moral às tropas. Então o mundo vivia o penúltimo ano da II Guerra Mundial. Faltava um ano para as bombas de Nagasaki e Hisroshima. Se ela não voltou ao Brasil, depois, quando ela viu as Cataratas do Iguaçu? Ela veio às Cataratas do Iguaçu? Se não veio, em que ocasião ela disse Poor Niagara? Estaria ela em algum lugar e alhguém mostrou-lhe uma foto? Adianto que esatou em cointato com a Biblioteca Presidencial Frank D.Roosevelt em Hyde Park, Nova York. O bibliotecário e historiador Mark Renovitch, me disse (por e-mail):

Prezado Jackson Lima:
Nós temos muitas fotos da visita de Eleanor Roosevelt ao Brasil em 1944. Contudo, nenhuma dela mostra a primeira dama nas Cataratas do Iguaçu. Desculpe-nos se não pudermos ajudar no momento.
Mark Renovitch
FDR Library

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial