09 setembro 2009

Chamando a atenção: caderno de turismo, notas no Blog de Foz etc

UM

Saiu hoje o Caderno de Turismo do jornal A Gazeta do Iguaçu. Faço a edição dele. Quarta-feira haverá a segunda edição. E vai haver novidades. Amanhã estarei entregando o material para a página central dupla. É aí onde eu espero que aconteça a "contribuição" do caderno para o caderno, para a Região Trinacional ou Tri-Fron e sirva ao máximo de interesses. Como sabemos o turismo é complexo. (Colocarei uma foto do Caderno de Turismo aqui amanhã!).

DOIS

No Blog de Foz coloquei uma nota especial sobre as Regiões Metropolitanas da Tri-Fron. Há uma Região Metropolitana de Ciudad del Este (REM-CDE) e outra Região Metropolitana de Foz do Iguaçu (RMFI). São quase 500 mil pessoas na REM-CDE e engloba 11 municípios. A RMFI, pelo que vi até agora chegaria até Guaíra. É necessário que assumamos esta posição e acima de tudo que entendamos o que está acontecendo. A Nota traz links (enlaces) para estudos argentinos, brasileiros e paraguaios sobre a questão.

TRÊS

Está chegando o Dia Mundial do Turismo. Será no dia 27. O tema do Dia do Dia do Turismo este tem a ver com as mmudanças climáticas. Desde o anúncio do tema no ano passado, muito tem se discutido sobre o pape do turismo na diminuição ds emissões e dos impactos ambientais das atividades humanas ligadas aos serviços turísticos. Volto a mecionar o Caderno de Turismo da Gazeta do Iguaçu. É sobre o anúcio da Helisul - taxi aéreo que entre coisas realiza voos panorâmicos no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu. A frota está sendo substituída e a empresa está refloretando uma área degradada aqui no Paraná. Fica em Itapejara do Oeste.

QUATRO

Outro tema do Dia do Turismo, ligado especificamete à celebração oficial pela OMT em Gana, África é Turismo - Celebração da Diversidade! Sem diversidade, não há turismo. É importante manter isso em mente: diversidade racial, cultural, linguística, religiosa, biológica, genética, emocional, filosófica e assim infinitamente. A Pastoral do Migrante e do Itinerante da Igreja Católica divulgou mensagem especial para o dia. Para igreja turista é itinerante e migrante. A situação de quem viaja é vulnerável. Ah! Como é vunerável!

Por fim

A Notas do Turismo estão sendo publicadas na Gazeta do Iguaçu, de novo!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial