18 setembro 2009

Festival Gastronômico no Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu

Destaco aqui o 1° Festival Gastronômico e Cultural de Foz do Iguaçu. Quando? Entre os dias 25 e 27, semana que vem. Onde? No Centro de Artesanato aqui em Foz do Iguaçu. O Centro fica na Avenida das Cataratas em frente ao Hotel Bourbon ou Bourbon Cataratas Convention Resort. A atividade é parte da programação da Semana Mundial do Turismo nas Três Fronteiras (eu evito dizer Tríplice Fronteira que é um termo apropriado pelo mundo policial). Nesta comemoração, acontece uma coisa inédita - quer dizer que nunca foi editada, realizada antes. Falo da participação dos municípios que, como Foz do Iguaçu, estão localizados às margens do Lago ou Reservatório da Itaipu Binacional. É um lago tão grande que, lembrando Joelmir Betting em 1997: "... pode ser visto da lua em noite de terra cheia". Acho muito importante o que está acontecendo.

Assim, o 1° Festival Gastronômico terá a participação de Foz do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu (eu moro na região há muito tempo mas ainda fico encantado com a sonoridade desses nomes de municípios). Esses são os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu pelo Brasil. Não lindeiro com o lago mas lindeira com a Itaipu está Ciudad del Este no Paraguai, que também participa. Definitivamente não lindeira com o Lago mas não loge dele, está Puerto Iguazú, Argentina que também participará.

Bem para não falar muito deixe-me passar para as apresentações culturais e folclóricas. São: Trio de Cordas, Grupo Raízes, Grupo Fortschiritt ohne Grenzen (Progresso sem fronteiras), Grupo de violões, Circuito Italiano, Grupo O Menestral, os grupos Lajkoonik (polonês), Nostri Bambini (italiano), gaúchas de vários CTGs, coral e orquestra municipais entre outros.

Como o festival é gastronômico haverá pratos como o Eisbeine, bisteca suína ao molho de castanha, café colonial, frango assado e desossado, costelão em fogo de chão, costela no disco, pratos à base de tilápia, tábuas de frios e empanados. Você pode descobrir mais vendo esses dois sites. UM é da Semana do Turismo e o outro sobre a rota do lago de Itaipu chamada de "Caminhos de Itaipu"

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial