08 outubro 2009

Novidades do Paraguai: Aposta nas Ruínas Jesuíticas

Buenaventura Suárez: instrumentos fabricados por eles e pelos indios guaranis da Redução!


O Notas do Turismo já noticiou antes que o Governo estaria inaugurando o show de luzes e som na Ruína da Redução Jeusítica Guarani Trinidad del Paraná. Bem, o show foi inaugurado e já esta em funcionamento todas as noites de quinta à domingo. Escrevo isso para chamar a atenção do trade turístico brasileiro para este "atrativo" cultural do Paraguai. Há mais que fazer no Paraguai do que compra em Ciudad del Este. Eu até detesto a frase "compras no Paraguai". Se pode comprar no Paraguai, mas paraguai não é só compra. O Paraguai foi historicamente um berço de cultura, um laboratório cultural efervescente e ainda é. Exemplo?

A ruína jesuítica chamada San Cosme y Damián, que está na cidadezinha do mesmo nome, vai ganhar, em breve, um planetário, um obseravtório astronômico e um Centro de Interpretação sobre a Astronomia. O nome desse centro será: Centro de Iterpretação Buenaventura Suárez. Daí pergunto,quem é Buenaventura Suárez? Ele mora em Assunção? Tem loja em Ciudad del Este? É professor? Na disso, Benaventura Suárez foi um padre jesuita que entre outras coisas fundou o segundo Observatório Astronômico da América do Sul em 1706. Onde? Em San Cosme y Damián quando a Redução jesuita contava com 1500habitantes. E em San Cosme y Damián foi escrito o primeiro tratado de astronomia de que se tem noticia nas Américas. Assim com essa obra, o Paraguai resgata parte importante da história. Você ver mais detalhes sobre a Astronomia Jesuítica no site da Associação de (Aficionados) Amadores da Astronomia do Paraguai

Um comentário:

Paulo Oliveira disse...

Parabéns pelo Blog!
Achei muito interessante!
Obseravtório Astronômico de San Cosme y Damián é um espaço único, que eu finalmente tive a oportunidade de conhecer em maio/2013. Espero retornar a cidade de San Cosme y Damián para uma estadia mais prolongada.
Abraços.
Paulo Oliveira.
(pauloastronomo@gmail.com)

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial