13 maio 2010

Colônia do Sacramento - Maravilha de Portugal no Uruguai

Os espanhois já haviam fundado Buenos Aires. Os portugueses reagiram. Manuel Lobo governador da Capitania do rio de Janeiro cumprindo ordens de Lisboa, fundou uma povoação fortificada no outro lado do Rio de la Plata. Foi em 1680. A povoação se chamou Colonia do Santíssimo Sacramento. Daí, vieram as intrigas. Clonia foi tmada pelos espanhóis. Depois, entregue aos portugueses. Continuou trocando de mão até um dia ser Uruguai. Ainda hoje Portugal está ligado em Colônia do Sacramento. Portugal tem um consulado lá. E ainda: Colônia é uma das Maravilhas Portuguesas do Mundo como voce pode conferir no vídeo da RTP lé embaixo. Anos depois, em 2010, eu desembarquei lá. Colônia é Patrimônio Cultural da Humanidade.
Aqui é a Calle de los Suspiros (Rua dos Suspiros). A rua estreita vai desembocar no rio. Aqui desembarcavam os escravos. E subiam por esta rua em direçao aos desconhecido. Por isso, os suspiros. Essa ligação com o tráfico de escravos faz com que Colônia hoje possa ser parte da Rota da Escravo - a proposta da Unesco para um turismo cultural, étnico ligado àquele capítulo vergonhoso da humanidade que atravessou o Oceano e chegou ao Novo Mundo.
Uma das ruas do centro histórico de Colônia. Com o vento do outono, as ruas se cobrem com as folhas dessas árvores. É um espetáculo que se repete e é fotografado milhares de vezes por ano. Mas todos têm a impressão que acabam de descobrir o cenário.

Caso não visualize bem a tela, clique aqui para ver vídeo no site original.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial