09 setembro 2010

Começa a tomar forma à região Turística Riquezas do Oeste

Lideranças da Região Turística "Riquezas do Oeste" formada por 30 municípios do Oeste do Paraná se reuniram em Cascavel para traçar planos para o ano que vem. Os municípios membros da Região Turística Riquezas do Oeste são também membros da Associação de Municípios do Oeste do Paraná - AMOP, importante parceira no desenvolvimento do turismo local que atua por meio da Agência de Desenvolvimento do Oeste (ADEOP) do Paraná Tendo Cascavel como o município mais adiantado na organização turística, os produtos já identificados se encaixam em 12 grandes áreas.

Cada município possui uma ou mais da seguintes categorias de atrativos: marinas, turismo rural, cachoeiras, patrimônio natural, construções arquitetura legítima, esportes, rios, lagos e lagoas, praia, represa, pavilhão de feiras e exposições e festas populares. Todos os municípios discutiram o potencial e as necessidades de cada um. Cada município tem uma tarefa a ser realizada para que o turismo venha a ser fator importante.

Cascavel que tem potencial nas áreas de exposição, turismo rural, convenções e eventos, esportes, arquitetura legítima e cachoeiras, apresenta debilidade na hora de costurar parcerias entre o setor público e privado. Na categoria patrimônio natural, o destaque é para Céu Azul que é o município que mais tem terras ocupadas pelo Parque Nacional do Iguaçu. Em Céu Azul o Parque Nacional do Iguaçu vai das margens da BR 277 até o rio Iguaçu. Céu Azul está desenvolvendo atividades junto com o Instituto Chico Mendes com ênfase na visitação escolar.

Municípios como Capitão Leónidas Marques já tem um roteiro definido com atrações na categoria "turismo rural", tem um Conselho Municipal de Turismo que conta com um Fundo Municipal de Turismo. O município conta com três cachoeiras imponentes. Além de ser a sede da Usina Hidrelétrica Governador José Richa, ex-Salto Caxias. A debilidade apontada, segundo o Plano de Turismo, é a falta de interesse geral pelo turismo por parte do empresariado e da população. Serranópolis do Iguaçu que também é parte do bloco está bem na área de turismo rural e cachoeiras além de ter eventos respeitáveis como a Corrida Anual de Jericos.

Gastronomia - Os municípios dessa região do Oeste do Estado tem uma grande oferta de pratos típicos. É o caso da Ovelha ao Vinho em Corbélia, do peixe desossado e recheado em Maripá, Leitão à paraguaia em Cafelândia e Lindoeste, do Churrasco gaúcho em Diamante do Oeste, Leitão Desossado na Grelha em Céu Azul e Iracema do Oeste, Leitão Desossado e Recheado em Quatro Pontes e São Pedro do Oeste, do Costelão de Chão e Morangos em Cascavel, do Leitão na grelha em Jesuítas, da Costela Recheada em Nova Aurora, ou o Frango Desossado com Farofa em Cafelândia. Santa Lúcia que fica na PRT 163 oferece o Costelão e Três Barras do Paraná às margens do Lago de Salto Caxias convida para o Porco no Tacho. A Paleta ao Fogo do Chão é a especialidade de Tupãssi. Por fim, Vera Cruz do Oeste é a terra do Leitão no Espeto. Os municípios da "Riqueza do Oeste" se dividem em dois grupos. Os que estão ligados ao Parque Nacional do Iguaçu e os que se encontram próximos à área de influência do rio Piquiri.


Publicado no Caderno do Turismo / A Gazeta do Iguaçu
Quinta-feira, 09/11/2010
Fotos: divlugação SETU e Billy Moreira (Foto divisa do Parque Nacional do Iguaçu, Rio Gonçalves Dias, Capitão Leônidas Marques (Parafly) para a PMCLM

2 comentários:

Tanque Silva disse...

Adorei o seu blog. As temáticas são bastante intressantes e realmente essa é uma zona fantástica.
Cumprimentos desde Portugal
www.cocotaxi.blogspot.com

Anônimo disse...

ola,gostei do que vi e li, mas me deixou um pouco chateada, pelo fato de tbem fazer parte da diretoria assim como mais dois integrantes da minha cidade e nao vi o nome dela em nenhum lugar do texto, principalmente no que diz respeito a gastronomia que temos um vasto calendario de eventos baseado em festas tipicas gastronomicas, sou de Toledo e vice secretaria da adeturoeste, temos aki tbem o vice presidente, fica o alerta. obrigada

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial