18 março 2020

Cataratas do Iguaçu: fechadas. Quem diria?

Compartilhamos o editorial do
jornal GDia de Foz do Iguaçu


As Cataratas do Iguaçu fechadas a partir desta quarta-feira, 18 de março de 2020 parece uma espécie de Sinal do Fim dos Tempos. Mas, não precisa entrar nessa esfera. O impensável aconteceu. E não só o Parque Nacional do Iguaçu com a visitação às  Cataratas fecharam. Tudo fechou. Tudo parou: escolas, atrativos turísticos e fronteiras. 

Parece, de novo, uma espécie de convite para pensarmos o que realmente vale na vida. Dinheiro? Riquezas ou a saúde? De que adianta ao homem ganhar o mundo todo e perder sua alma? – já dizia Jesus, há 2000 anos. Ninguém sabe ainda como tudo vai terminar; como vai normalizar.


Mas pelo menos uma coisa emerge: a possibilidade de reconsiderar muita coisa, de rever conceitos. O vírus – um de muitos – veio para fazer o mundo se sentar, quietinho, para pensar como vencer um inimigo que não pode ser destruído com uma bomba atômica.


Que durante os dias que passaremos em casa, nós patrões, empregados, professores, políticos, pastores e fiéis possamos pensar em como fazer um mundo melhor de verdade. Isso inclui um novo turismo, uma indústria nova, relações comerciais e diplomáticas melhores e não baseadas no coice e no bateu levou em que se transformaram. E quanto às Cataratas temporariamente fora do alcance, que podemos fazer para diminuir o sofrimento dela com a falta de água?


Não chove nas cabeceiras do rio Iguaçu há meses. Extensas regiões no Iguaçu médio, no Alto Iguaçu e nas cabeceiras de rios afluentes como o Rio Negro, se ressentem da falta de um projeto de replantio de árvores. Dá para pensar nisso durante o isolamento domiciliar e o fechamento do Parque. Todo mundo sabe, sem árvores faz mais calor, as nascentes secam, há mais enchentes quando chove, assoreamento e outras doenças.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial