19 novembro 2005

Diálogos


A Itaipu Binacional está promovendo o Fórum Internacional Diálogo das Bacias das Águas entre os dias 23 e 25, de(ste) novembro. A programação é muito especial. Se vier todo mundo que é esperado, este evento pode ser qualificado como muito quente.

Entre os nomes estão Marina Silva, ministra do Meio Ambiente; o Governador Roberto Requião, o representante da Green Cross International (ONG fundada por Mikhail Gorbachov), Ministro do Meio Ambiete do Paraguai, Alfredo Molinas, Ministro do Meio Ambiente do Uruguai, Mariano Arana; o teólogo e espiritualista Leonard Boff, Marta Benavides, o jornalista Washington Novaes e Fritiof Capra, físico nuclear autor de livros como "O Tao da Física" e responsável pela popularização da visão quântica do universo.

Muitas outras pessoas estarão no evento. O evento me deixa de boca aberta. Por quê? Por que é um evento que começa abordar o nosso "meio", ou o nosso "ambiente" pela visão eco-espiritualista. Por isso a presença de Leonard Boff, Fritjof Capra e Marta Benevides, ativista mundial da Liga Internacional de Mulheres pela Paz que falará sobre dimensões da água.
Como sempre, não escondo minha alegria. Eco-espiritualidade é uma tendência muito nova. Não existe mais ecologia 100% técnica. Há que haver coração metido nisso.

Mais uma coisa: descobri pelo amigo Jorge Carcavallo de Buenos Aires, membro da Rede Paz que realizou um evento aqui em Foz, em outubro, que 30 de Novembro é o Día da Amizade entre Argentina e Brasil. Ou Brasil-Argentina. Não esqueça que segundo o Mercosul os nomes de países se escrevem em ordem alfabética. Segundo Jorge, o dia foi sugerido no encontro entre os presidentes Lula e Kirschner em 2004.

Este será também o dia do encontro dos dois presidentes aqui no Iguaçu / Iguazú para celebrar o Iguaçu / Iguazú + 20. Ou seja, comemorar os 20 anos do encontro entre os presidentes Raúl Alfonsin e José Sarney. Nesse encintro se assinou o documento de Integração BInacinal que desembocou no Mercosul. O documento, se não me engano, foi assinado no Hotel Carimã.
Também no Dia da Amizade AR-BR, Lula e Kirchner vão anunciar, de novo, se não me engano, 25 acordos nas áreas de comércio, integração, transporte, energia, ciência e tecnologia, militar, migrações, trabalho, saúde, educação, cultura e até direitos civis.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial