26 agosto 2006

Roteiros do Mercosul

É oficial. As autoridades do turismo da Argentina e Brasil anunciaram os três roteiros de turismo integrado oficial do Mercosul. Foi durante o IV Salão Gaúcho do Turismo e a 1ª Mostra de Roteiros Integrados do Mercosul, realizado no começo de agosto em Porto Alegre. Os roteiros integrados do Mercosul aprovados e anunciados são o "Caminhos do Gaúcho", a "Rota das Missões Jesuíticas" e o "Caminhos da Erva Mate". Os roteiros serão divulgados ainda este ano em São Paulo, Montevidéu, Punta Del Este, Buenos Aires e Tucumán.
Desde uma perspectiva de Foz do Iguaçu ou mesmo do Oeste do Paraná, estamos incluídos nos três roteiros. A Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu já está trabalhando para promover melhor o roteiro integrado das Missões. Falta dedicar um olhar meio que apaixonado para a erva mate e a cultura da bombacha.

A proposta para a criação de roteiros integrados existe desde 1997 em encontros da RET – Reuniões Especializadas de Turismo. Recebeu alguma atenção o roteiro das Missões Jesuíticas. O então chamado Mundo Gaúcho ficou esquecido no Brasil embora tenha ganho algum destaque na Argentina e Uruguai. O roteiro Caminhos da Erva Mate é novidade no Brasil. Misiones na Argentina já está mais adiantada no roteiro afinal Misiones é mate e o mate se espalhou a partir de Misiones graças aos padres jesuitas, costume que marca a cultura gaúcha.
Minha opinião é que este assunto de roteiros é muito complicado. Temos gaúchos nos quatro países. Temos ruínas jesuíticas também nos quatro países, temos erva mate e gente que não dispensa a erva nos quatro países também. Como realmente integrar tudo? Eis o desafio! Os problemas vão desde a burocracia na fronteiras, a policiais que achacam e outras complicações. Aguardemos!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial