14 setembro 2006

Turismo Enriquece

"O Turismo enriquece" - ou o Turismo é Riqueza. Este é o lema do Dia Mundial do Turismo da Organização Munidal do Turismo que será celebrado no dia 27 deste mês. O turismo nos faz mais rico. Como? O Dia Mundial do Turismo lança uma campanha que deve envolver a todos. O turismo, segundo a OMT, enriquece a indivíduos, famílias, comunidades e a todo mundo.
Só em dinheiro? Não. Também culturalmente, educacionalmente, espiritualmente etc. Mas como?
Por exemplo, quando os resultados financeiros do turismo são investidos pelo governo e comunidades em equipamentos culturais, recuperação de monumentos, projetos culturais, econômicos e o escambau.
Mas e isso acontece? Mais ou menos. Pelo menos em Foz do Iguaçu, a coisa parece ser o contrário. No começo de 2005 se anunciou a abertura de uma Casa da Memória que até agora não saiu do papel. Até a Fundação Cultural anda mal. A descontinuidade é ainda a a única continuidade. A 2ª Feira Internacional do Livro, não aconteceu. Morreu? Foi esquecida?
O Zoológico vai fechar ou fechou.Vamos aproveitar o 27 de setembro para refletir exatamente sobre em que o turismo realmente enriquece. Eu pessoalmente me empobreço a cada dia por lutar por um turismo sério. Não deixemos que o turismo seja um setor a mais na economia dos mesmos. Já que perturbei, posso sair. Adeus!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial