05 outubro 2006

Pesquisa do Ipardes

A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES estão fazendo uma pesquisa sobre a Cadeia Produtiva do Turismo no Paraná.
E o que é uma Cadeia Produtiva? Uma definição é: "um conjunto de elos que se articulam desde os insumos básicos até o produto final, incluindo a distribuição e comercialização, constituindo-se em elos de uma corrente".
Segundo informações oficiais, a pesquisa quer "identificar e dimensionar cada elo da cadeia produtiva do turismo em termos de número de estabelecimentos, pessoal ocupado e renda auferida, destacando as debilidades, ameaças e oportunidades para o desenvolvimento do turismo no Paraná".

A pesquiusa está sendo feita pelo Núcleo de Estudos Regionais e Setoriais - (NERE) e está sob a responsabilidade do pesquisador Marino A. Castillo Lacay (Coordenador). Pelo que entendi, esta é primeira tentativa de aplicar coneceitos de cadeia produtiva para o turismo. Foz do Iguaçu já participou da pesquisa, como um teste. O resultado sairáe em breve. Segundo Lacay, todos sabemos facilmente citar os componentes da cadeia produtiva do frango mas ninguém tem respostas faécis para o turismo. Estou torcendo!!


A frase que me marcou na palestra realizada em Cascavel foi: Não há produto sem uma cadeia produtiva. Pode haver produto turístico sem uma cadeia produtiva do turismo? Só o tempo dirá e quando disser, eu passo para você!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial