27 outubro 2006

Procura-se dois planetas

Impressão digital é o nome que a gente dá às marcas típicas de cada pessoa nos dedos. Quando a gente passa por um lugar a gente deixa pegadas - especialmente se o chão for de areia, lama, barro. Interessanmte é que em inglês essas "pegadas" são chamadas de "impressão podais" - footprints. Falo isso porque há ujm termo interessante: ecological footprint ou pegadas ecológicas. Se você observar a pegada ecológica brasileira no Paraguai, você vai cair de costas. Me refiro, à destruição causada por brasileiros no Paraguai à serviço da soja e da pecuária. O progresso. Muito bem. A pegada da humanidade na Terra é tão pesada que a Terra está morrendo.
Um estudo recente da WWF que fez sucesso na BBC diz que se tudo continuar como está nós precisamos de dois planetas novos até 2050. Com o conhecimento que que tenho da humanidade, posso apostar que vai ser o maior rolo para embarcar nas naves que nos levarão aos nossos novos planetas. Se o Planeta for muito bom, só vai quem pode pagar. Se for muito ruim, só vão os degradados. O pior é que não encontraram o Planeta ainda!


Aprofundarei sobre pegadas ecológicas. Quais são as pegadas ecológicas do turismo? Do seu carro? Da carne vegetariana de soja? De tudo?

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial