07 outubro 2006

Vá prá Traf q' o trafiu

TRAF? Sim. Significa: Turismo Rural na Agricultura Familiar - TRAF. Entendeu? É um projeto bonito. É uma tendência mundial. Na Europa – as propriedades rurais enfrentam problemas crescentes para sobreviver. Primeiro são os custos de produção. Depois, a impossibilidade de competir com as importações. A saída é abrir as propriedades para o turismo. Daí o nome de turismo rural.
Além disso, a União Européia proíbe a exploração de várias atividades na propriedade pequena do campo. Por exemplo: ordenhar vaca de manhãzinha e vender para os vizinhos é proibido. Comercializar peixes do açude da propriedade é difícil. Eles devem estar no padrão da União Européia. Você vai ver tudo isso, assim que o Mercosul se firmar. Aproveitem para tira leite e vender agora! Logo, logo, tirar leite será uma atividade para turista ver – sem beber!

Teoricamente é um programa bonito e me interessa muito. Não sei como vai ficar após a eleição. O TRAF consegue trazer diferentes ministérios para a arena: Turismo, Agricultura e Abastecimento, Integração e órgãos dependentes. Academicamente é um desafio gratificante entender tudo isso. O TRAF vai dar certo? Não sei. Aí entra a Pesquisa da Cadeia do Turismo no Paraná que está sendo levada à cabo agorinha.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial