04 dezembro 2006

Para que servem turismólogos? Parte I

Para que serve turismólogo

Amanheci com uma inquietação sobre os turismólogos. O que é? Para que servem? Servem para alguma coisa? Por que a profissão não é regulamentada? Repito aqui o título de um artigo que vi por aí: quem tem medo do turismólogo?

A “turismologia” é o estudo do turismo. Assim como “comunicologia” é o estudo da comunicação. Na prática diária, creio, os dois não valem nada ( Eu sou comunicólogo). Quem quer estudar a comunicação? O que é comunicação? Ou melhor, creio que 99% das pessoas deste país do futebol perguntariam: tem alguma coisa a estudar em comunicação? E quando você diz que sim, que a comunicação é muito importante academicamente, 99% reage com um “Bah!” – eu não sabia. Mas como diz a lei, o não saber não isenta.

Turismologia deve estudar o turismo. De novo, bah!E tem o que estudar no turismo? Faça uma visita a biblioteca da Faculdade de Turismo de sua cidade e descubra. No caso de Foz do Iguaçu, há mais de quatro cursos, não contando a hotelaria. E daí o que estuda o turismo? Primeiro turismo é um fenômeno social – até o papa João Paulo VI, disse isso. Como entender esse ponto sem falar da sociologia do turismo – incluindo turistas, população que os recebe, localidades. Ou a psicologia do turista? Por que as pessoas viajam?

Uma reposta seria: porque são loucas. Só um louco sairia de seu país para visitar o Rio de Janeiro onde há um pequeno problema social que promove tiroteios e outros shows pirotécnicos. Há uma natureza interessante no Rio mas é uma natureza que encolhe. A Baía está tomando formas de bacia, lago. Poça. É uma natureza poluída e perturbada. É bem complicada. Há também eufemismos imensos. Você sabe o que é um emissário?

Continua...

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial