14 janeiro 2007

Roteiros de Santa Catarina - Oeste

Fonte do Mapa 

  Santa Catarina foi divida, para fins turísticos, em dez regiões. Elas são o Caminho dos Príncipes, a Ilha de Santa Catarina, o Vale Europeu, o Litoral Sul, o Litoral Norte, Caminhos do Sul, Rota do Sol, Serra Catarinense, Costa Esmeralda e Rota da Amizade. Este último roteiro corresponde à região Oeste do Estado que tem 117 municípios. 

 É esta região que, no momento, é coberta pelo Notas do Turismo em Santa Catarina. Uma das particularidades dela é ser a região que tem fronteira com a Argentina, tem cidades fronteiriças como Dionísio Cerqueira - que é gêmea com Barracão, Paraná e Bernardo de Yrigoyen, Misiones, Argentina. As conexões entre esta região de Santa Catarina e o Paraná, especialmente o Oeste e Sudoeste são grandes. Aqui está o Vale do Contestado onde entre 1912 e 1916, Paraná e Santa Catarina brigaram feio. Esta guerra é lembrada por museus, livros e até nas converas de bar. Eu não sugeriria que criassemos um roteiro chamado "Rota dos Conflitos", mas até parece já existir. 

A região de Dioníso Cerqueira e Barracão também foi palco de conflito entre Paraná e Santa Catarina e também com a Argentina. Daí os nomes dos heróis: Dioníso Cerqueira foi um general brasileiro que ajudou a resolver a negociar o problema e Bernardo de Yrigoyen, era um advogado argentino à serviço da Diplomacia de seu país. O Paraná também seria parte desta "Rota dos Conflitos" - inspirados pela grilagem e pela injustiça social com papel importante para Francisco Beltrão, Pato Branco e Capanema. 

Dentro da Rota da Amizade há roteiros menores como o Vale da Uva e do Vinho entre Videira, Tangará e Pinheiro Preto. Treze Tílias - única cidade brasileira que tem um nome em alemão (tanto faz dizer Treze Tílias como Dreizehnlinden) e é de colonização austríaca. Frei Rogério tem uma colônia japonesa, Fraiburgo se especializa em maçã - e é conhecida como a Capital Brasileira da Maçã. Em seguida vem um roteiro menor que já é conhecido por muita gente. 

É o Roteiro das Águas Termais. O lugar mais conhecido é Pirituba mas aí se inclui Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo e Caibi. Chapecó se oferece como área de turismo rural e Xanxerê é a cidade que entende tudo sobre o milho. São Miguel do Oeste é a de fronteira - é normalmente a cidade brasileira onde os argentinos fazem parada antes de irem às praias.

Um comentário:

Anônimo disse...

ops!!! Algumas cidades estão indicadas erroneamente!! Onde esta escrito Videira é Xanxere...

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial