19 março 2007

Neve artificial?

Esta noticia tem vários personagens. Eric Borowski, dono do Resort chamado Snowbowl nas motanhas do Arizona (EUA). William Fletcher, juiz federal. A neve. Águas de esgoto da região e 13 comunidades indígenas que consideram os picos São Francisco como luagar sagrado.

Na ordem dos acontecimentos: Eric Borowski, desesperado com o nível de neve cada vez menor e conseqüentemente o encurtamento da estação turística no San Francisco Peaks, anunciou uma idéia. Transformar água de esgotos produzidos na região em neve. A falsa neve deveria aumentar o nível de neve no campo de ski e, para a satisfação de todos, aumentar a duração da estação turística considerada “alta”.

Só que os Picos do São Francisco ou San Francisco Peaks sao considerados Terra Sagrada por 13 tribos indígenas dos Estados Unidos. O caso foi para a Justiça. Aí entra o Juiz federal William ª Fletcher. O juiz parou o processo de criação da neve falsa. Primeiro, segndo Fletcher, o ato Borowskiano violaria o Religion Freedom Restoration Act (Ato / Lei de Restauração da Liberdade Religiosa) de 1993. Segundo juiz, utilizar água de esgoto para criar neve seria equivalente, a alguém utilizar água de esgoto para realizar o batismo cristão.

Antes da decisão do juiz, Borowski disse que caso a Corte fosse contrária à idéia da transformação de esgoto em “neve para turistas” (aspas minhas), ele venderia o resort pois estava amargando US$ 4 milhões de prejuízo devido a anos de má neve e muito problema com o meio ambiente (licenças, multas e outras porradas).

O caso é polêmico e já tem seis ou sete anos. É um aviso para outros equipamentos turísticos que dependem da Natureza. É hora de colocar a barba de molho. Tendo dado o recado o blog volta a cochilar - com o seu dono. E vamos rezar para as Cataratas não secarem. Como vão fazer água artificial?

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial