15 abril 2008

PIF Tours e outras siglas


Photo by Will Plowright, Copyright © Developing World Connections, All Rights Reserved

O turismo é cheio de siglas. Quem viaja sozinho, fora de um grupo organizado, é chamado de FIT ou seja alguém que está fazendo uma viagem FIT - Fully Independent Travel (Viagem Completamente Independente). Quer dizer o FIT é um PAX com interesses especiais.

Hoje eu quero apresentar uma nova sigla: PIF Tour ou viagem PIF. Tocada pra frente por uma nova tendência de turismo praticada pelo "volunturista" - que é um PAX que viaja em busca de lazer e que durante a viagem presta serviços voluntários. Isso já vem ocorrendo há alguns anos. A diferença é que o PIF tem uma filosofia nova que nasceu de organizações como a STLF - que significa Students Today Leaders Forever (Estudantes hoje, líderes para sempre).

Mas o que é PIF? Pif é a sigla de "Pay it Forward" ou seja uma espécie de "Pague-o adiantado". Estão chamando essa viagem volunturística de "PIF Tour". A idéia nasceu em Minneapolis, estado de Minnessota. E funciona assim: na vida nada é de graça. Você deve pagar pelo que recebeu. Você deve dar retorno à sua cidade, à sua escola, à universidade. Você deve pagar o que recebeu. Por exemplo, darei aula de piano a alunos carentes da comunidade onde nasci.

No PIF você paga adiantado. Eu posso pagar adiantado indo para a Bolívia, por exemplo, trabalhar pela comunidade X, fazendo tal coisa em benefício dela. Quer dizer estou provocando, pagando adiantado para ver, forçando o mundo a pegar no tranco. A foto acima mostra um "Volunturista" "PIF" de alguma organização STLF ou similar em uma trincheira fazendo trabalho voluntário. Gostou? Perguntas: como isso pode ser implantado em Foz do Iguaçu? Em Guaraqueçaba? Em São Paulo? Em Lindoeste? Isso é com você!

Filosofia do DWC

Ê muito dificil prestar servicos (turisticos) sem uma interacao correspondente com as artes, culture, geografia, historia e ate elementos recreacionais presentes naquela comunidade. Wayne McRann, co-fundador.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial