21 julho 2008

Métodos para avaliar sua posição

Neste retorno às atividades neste blog, estou preocupado com a brecha existente entre o mundo acadêmico em sua relação com o mundo dos negócios e o ambiente empresarial, administrativo, gestor etc. Empresários - especialmente de turismo não conseguem entender a quantidade de metodologias utilizadas pelos consultores para chegarem aos famosos diagnóticos de posicionamento de empresas, para a adoção de estratégias e para ajudar no planejamento da atividade.

Tenho dito que pesquisadores, consultores e outros profissionais têm à disposição uma maleta cheia de modelos de metodologias onde cada uma serve para uma ou mais coisas. É muito parecido com o profissional da madeira, por exemplo, que em sua caixa de ferramentas carrega diferentes espécies de martelos, serrotes, serras, alicates e usa cada ferramenta para um fim espécifico.

Claro que sempre vamos encontrar alguém usando uma colher para retirar um prego, outro pregando um prego com o cabo de uma foice e outro ainda usando uma chave de fenda para cavar um pequeno buraco. Isso acontece também no mundo empresarial.

Confira a abaixo a lista de ferramentas metodólogicas à disposição de consultores, técnicos, pesquisadores e outros profissionais. A lista pertence a um artigo da professora Marilena Coelho de Azevedo e do professor Helder Gomes Costa. Na lista, a de número 17, a Metodologia GUT (Gravidade, Urgeência, Tendência) foi utilizada na avaliação dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico no Brasil.


1) SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats/ Força,fraqueza,oportunidades e ameaças)
2) Estrutura de Estratégia de Andrews
3) Matriz Produto/Missão de Ansoff
4) Curva de Aprendizagem
5) Curva de Experiência
6) Curva do Ciclo de Vida do Produto
7) Matriz de Portfólio de Negócios ou de Produtos
8) Matriz Crescimento/Participação – BCG)
9) Matriz Histórica
10 Matriz Ambiental
11 Matriz de Portfólio da McKinsey
12 Matriz Arthur D. Little
13 Modelo de Avaliação da Atratividade de Mercado – Posição do Negócio (Modelo AM-PN ou Modelo 3x3)
14 Modelo das Cinco-Forças de Porter (Porter’s Five-Forces Model)
15 Modelo de Análise Estratégica de Austin (MAEA)
16 Modelo Delta
17 Metodologia GUT (Gravidade/ Tendência/Urgência)
18 TIRPE (Tendência/ Impacto/ Resposta em Planejamento Estratégico)
19 Estrutura 7-S (Strategy (estratégia); Structure (estrutura organizacional); Shared values (valores compartilhados, cultura); Staff (quadro de funcionários); Systems (sistemas e políticas administrativas); Skills (habilidades, talentos); e Style (estilo de liderança).
20 Curva de Crescimento (Fator S)
21 Matriz de Avaliação de Fatores Externos (EFE)
22 Matriz de Desempenho Competitivo (CPM)

(No artigo a numeração pode ser diferente)

Clique aqui para ver o artigo de Marilena Coelho de Azevedo e Helder Gomes Costa

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