24 dezembro 2008

Não acredite em mentira em 2009


Feliz Natal a todos. Próspero 2009! Meu desejo é, que acima de tudo, em 2009 nós sejamos mais nós mesmos. Que sejamos livres. Desejo que você seja uma mistura perfeita de "Zorba, o Grego" com "Gautama o Buda". E assim que você possa ser "Zorba o Buda" - o homem-mulher ideal, segndo Osho. Zorba bebe, dança, come, vive a vida e Buda tem o equilíbrio e a visão. Junte os dois. Em 2008 descobrimos que os governos não sabem para onde vamos. Não há projeto. E em todas as áreas o que acontece é que somos enganados. O Brasil por exemplo está dizendo que nós passamos de "devedores" para "credores" mundiais. E se não for verdade! No turismo, a mesma coisa.

O Brasil é apresentado como um caso de sucesso no turismo. É mesmo? Em 2009, desejo que você não se engane. Há muito que melhorar no turismo, no atendimento, no servir, nas relações entre turismo e comunidade, entre grandes e pequenos, pequenos agentes e operadoras, pequenos, hotéis, grandes cadeias, parques nacionais assaltados e dados em bandeja para grupos via "concessão". Nisso, o Parque Nacional do Iguaçu, cuja sede é aqui na minha cidade é um bom triste exemplo. E as coisas não andam bem por lá não. E se esse não for o caminho? Quem pagará o pato?

Saiu na imprensa que a National Geographic colocou o Brasil no topo como o melhor destino de aventura no mundo. Foi boa a matéria porque eu ri. Como? O mesmo Brasil do pré-sal agora é também a melhor aventura do mundo? Como? - repito! Daí uma pesquisa revelou, bem rápido que não foi a National Geographic - essa é uma revista muita séria. Foi a revista Adventure National Geographic. A revista National Geographic, que celebra este ano 120 anos de "vida", não iria fazer uma besteira dessas. Não estou dizendo que a outra revista seja "besta", estou dizendo que é uma revista dirigida às viagens e turismo e "revista de turismo" é revista de turismo. Você já viu alguma discussão sobre direitos humanos em revista de turismo? É contra esses abusos que eu gostaria que 2009 vacinasse você!

Dito o que tinha a dizer o que aconteceu foi o seguinte: a edição dezembro da revista Adventure da National Geographic listou os 10 mais (top, melhores) destinos verdes do mundo. O Brasil aparece na lista. Mas é o Brasil? Não é o Pantanal. Mas é o Pantanal? Não! É o Refúgio Ecológico Caiman, Fazenda Caiman ou Pousada Caiman para quem é pantaneiro. Assim, a honra e a glória deve ir para o Refúgio Ecológico Caiman, que em 21 anos tem feito seu dever de casa. Conto-lhe brevemente a história: Parte da antiga e gigantesca Estancia Miranda, da família Klabin, em Miranda (MS,) depois de desmembramentos, tournou-se o Refúgio Ecológio, na Estância Caiman,onde historicamente e pela primeira vez no Pantanal, um fazendeiro enxergou nas terra mais do que sua capacidade de receber pastagem e apostou no turismo e etc. É só para pôr os pingos no i's. É completamente ecológica? Como eu vou saber? Mas, vamos aplaudir a quem merece!

Adenda: se você quiser entender como as coisas se torcem veja neste link como tudo começou. O link o levará ao site da Abeta - Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo Aventura. Aí começou a lenda do Brasil Melhor Destino de Aventura; interessante é que a Pousada Caiman atual Refúgio Caiman é membro da Abeta.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial