14 janeiro 2009

Cruzeiros invadem Santa Catarina: recuperação!




Foto Um: navio na Baia de Porto Belo
Foto dois: Vista aérea do Atracadouro de Itajaí, com transatlântico ancorado

PORTO BELO (SC) – Mais de 5,8 mil turistas são esperados no domingo (18/1) na Baía de Porto Belo com a atracação simultânea de três transatlânticos. Uma verdadeira operação para recepcionar bem os visitantes está sendo montada na cidade. A Costa Verde & Mar tem dois dos principais portos turísticos de Santa Catarina. Além de Porto Belo, Itajaí também vem recebendo cruzeiros marítimos desde dezembro. Ao todo, as duas cidades deverão recepcionar 127 mil visitantes até abril, data em que ainda há escalas de navio programadas.

O MSC Opera chegará às 9h, com partida prevista para às 19h e trazendo a bordo 2.055 visitantes. O Costa Romântica atracará uma hora antes, às 8h, deverá deixar as águas de Porto Belo por volta das 16h levando embora 1,7 mil pessoas. Já o Splendour Of The Seas também aportará às 8h, trazendo 2 mil turistas, que deixarão a região às 17h.

Em Porto Belo, a temporada de navios começou em novembro. Berço natural para atracação de embarcações, o município recebeu até agora 16 transatlânticos. Serão 45 até o final da temporada. A quantidade de cruzeiros é maior do que a registrada na temporada passada.

Procura por cruzeiros marítimos aumenta

Oponente, o transatlântico flutua nas águas com a grandiosidade de um luxuoso hotel móvel. Desbrava as águas nacionais e internacionais, recheado de serviços e produtos para os mais exigentes turistas. Leva visitantes para conhecerem locais por pontos de vistas ainda pouco explorados. E encanta. A Costa Verde & Mar, por exemplo, observada do Atlântico para a terra tem outro sentido, apresenta cenários tão belos quanto aqueles explorados por outros meios de transporte. Por isso tem sido tão procurada por pessoas que optam por navegar num grande transatlântico.

A lista de escalas de cruzeiros marítimos neste belo trecho de Santa Catarina é de 65 navios para esta temporada. Dados da Santa Catarina Turismo (órgão oficial do setor em território catarinense), cada turista gasta em média US$ 100 por dia. A previsão da Fundação Itajaiense de Turismo é de que 32 mil pessoas visitem somente Itajaí durante a temporada de transatlânticos, 30% a mais do que no verão passado.
O município é o único a possuir píer turístico em Santa Catarina para embarque e desembarque de passageiros, ou seja, é o único local do Estado onde os visitantes podem começar ou terminar um cruzeiro. A estrutura montada no Centro da cidade, bem próximo ao cais comercial assegura bem-estar e comodidade àqueles que investem nesta forma de viajar.

O crescimento deste segmento faz com que a cidade viva momentos de projeções para o futuro. Como Itajaí está se consolidando como grande pólo de cruzeiros marítimos, a administração trabalha no projeto do Complexo Turístico Portuário que irá abrigar um novo píer, estrutura para recepção de turistas, hotel, concha acústica e o Museu Oceanográfico da Univali. E a temporada nem bem começou, já há novidades para a próxima: 25 escalas programadas com antecedência de mais de um ano.

Serviço

Píer de Atracação Turística de Itajaí
Rua Prefeito Paulo Bauer, Centro
Informações na Secretaria de Turismo. Telefones: (47) 3348-1080

Atracação turística em Porto Belo
Baia de Porto Belo, próximo à Ilha de Porto Belo
Informações na Secretaria de Turismo. Telefone: (47) 3369-5638

Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar - CITMAR
Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, sala 02
Itajaí - SC, CEP: 88309-421
Telefone/Fax: (47) 3404-8000
e-mail: citmar@amfri.org.br

Fonte:
Oficina das Palavras Comunicação

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial