Exaltando destinos, celebrando a diversidade e paparicando viajantes - já que o turismo é feito por pessoas
26 agosto 2009
Estudo do Ipardes revela a Cadeia Produtiva do Turismo do Paraná
Imagens: 1) Mapa com as nove regiões turísticas do Paraná 2) Visualização da Cadeia Produtiva do Turismo do Paraná
Recomendo uma visita ao link que será dado abaixo para todos aqueles que queiram ter uma idéia da Cadeia Produtiva do Turismo do Paraná. A pesquisa de campo foi feita durante 2006. Foram distribuídos 7.730 questionários em 171 municípios das nove (9) regiões Turísticas do Paraná. A pesquisa foi feita pelo Ipardes em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo. A pesquisa escolheu seis atividades que tem a ver diretamente com o turismo. Foram elas: 1) Meios de Hospedagem 2) Serviços de Alimentação 3) Transporte Rodoviário de Passageiros 4) Locação de Veículos e 6) Agências de Turismo.
Destaco aqui o conceito de Cadeia Produtiva utilizado na pesquisa. Cito palavra por palavra: “o Conceito de Cadeia Produtiva do Turismo pressupõe a existência de um produto ou de um atrativo turístico que, em determinado território, atua como elemento indutor para gerar uma dinâmica integrada entre as diferentes atividades que compõem o setor. Isto é, o produto ou o atrativo funcionará como multiplicador de uma rede de serviços apoiados no desenvolvimento de uma estrutura local e regional”.
Tradução, por favor! Convido a todos a postarem comentários oferecendo uma tradução do conceito acima. Pois bem voltando ao assunto do Paraná, a pesquisa levantou 41.454 estabelecimentos típicos do turismo. Primeira descoberta, 95% deles são microempresas. Com exceção das locadoras, agências de viagem e restaurantes, a maioria funciona em local próprio; a maioria é independente – não pertence a cadeias; a maioria não utiliza a internet na divulgação – prefere jornais; reservas e pagamento tampouco se beneficiam de tecnologias modernas; as agências de viagem são as que melhor e mais treinam funcionários; operações de crédito e financiamento dificultadas ao máximo. A maioria sofre com impostos altos, fluxo limitado de clientes, dificuldades de manter preços, o capital é caro, juros são altos.
O que a travanca ou trava a Cadeia Produtiva do Turismo no Paraná? Quão densa é a cadeia do Turismo paranaense? O Notas do Turismo quer ecutar opiniões de turismólogos de todo o Brasil. Clique aqui para ver a síntese oficial do estudo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito boom o blog. Parabéns! Estou achando muito util, como futuro turismólogo. Abçss! Voltarei mais vezes com certeza!
Postar um comentário