Exaltando destinos, celebrando a diversidade e paparicando viajantes - já que o turismo é feito por pessoas
30 outubro 2009
“Novo em Curitiba” foi novidade na Abav: Núcleo de Turismo Receptivo
Um ônibus double deck panorâmico da Linha de Turismo da capital paranaense chamou a atenção dos participantes da ABAV-Feira das Américas, na semana passada. O ônibus estava estacionado no estande de Curitiba como resultado de uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo, o Sebrae do Paraná e um número de agências ou operadoras de turismo. O novo produto, na realidade, são seis. Seis roteiros especiais divididos por temas e oferecidos pelo Núcleo de Turismo Receptivo.
No dia 22 de outubro, à tarde, o ônibus lotou. Eram jornalistas especializados em turismo e clientes em potencial que se juntaram para escutar a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika explicar a proposta e apresentar um novo vídeo da campanha. Os seis roteiros apresentados são os seguintes: Curitiba Multicultural (BWT), Esporte Tur em Curitiba (Kallisté), De Bar em Bar (MMS), Passeio de Compras em Curitiba (ONETUR), Caminhos da Arte Paranaense (Sermann) e Caminhando por Curitiba (Special Paraná). As siglas ou palavras em parênteses são os nomes das operadoras ou agências que são membros do Núcleo Receptivo e que organizam o passeio.
Segundo a consultora do Sebrae Paraná em Curitiba e gestora do projeto de turismo, Patrícia Albanez, a capital do Paraná passa a se posicionar como uma cidade-âncora do turismo no sul do Brasil, razão pela qual torna-se cada vez mais importante a criação de roteiros turísticos mais específicos. “O projeto, que existe desde o ano passado, passa a organizar e fomentar o turismo receptivo curitibano, auxiliando na diversificação dos negócios e na capacitação de agências de turismo receptivo”, explicou.
A ideia, de acordo com a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, é que agências e operadoras incluam em seus pacotes de viagem as novas atrações turísticas e os pontos revitalizados da cidade, como parques, praças e prédios históricos. “Nos últimos anos, Curitiba ganhou excelentes espaços turísticos, que precisam ser explorados pelos visitantes que aqui chegam”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo. “Com outras opções em seus roteiros, o turista permanecerá mais dias na cidade e, com isso, movimentará toda a economia do município.”
Sobre o Sebrae
O Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Receptivo Curitiba
Instituto Municipal de Turismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Eu queria passear pela minha cidade neste busão. Aliás, deve ter muita coisa que o trajeto dele mostra, que nunca visitei :P
É muito importante para promover o turismo no Brasil. Eu gosto de assistir a palestras de turismo, esta semana, haverá uma palestra no grand cru. Eu espero que você pode ir. beijos
Postar um comentário