20 outubro 2009

Roteiro Integrado Cataratas & Caminhos ao Lago


O Nota do Turismo e o Blog de Foz estão empenhados em destacar o esforço de venda integrada chamado “Foz do Iguaçu Destino do Mundo e Caminhos ao Lago de Itaipu”. Os dois são um produto único.

Durante o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e após a criação do Ministério do Turismo se pôs em prática um esforço de regionalização do turismo brasileiro. Nesse projeto ou programa, foram identificados 65 destinos em todo o Brasil. São os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico. Foz do Iguaçu é um deles.

Na versão original, Foz do Iguaçu apareceu como Destino Indutor da Região Oeste do Paraná segundo a divisão turística do Estado do Paraná até então e à frente de 45 municípios. Porém, Foz do Iguaçu e os Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu solicitaram ao Estado do Paraná a separação dos Municípios Lindeiros da região Oeste. Isso para fins de organização interna e administração. O pedido foi atendido. Foz do Iguaçu e os Lindeiros foram homologados como uma nova região – uma oferta turística única. Com a obrigação de terem um planejamento de nfraestrutura comum.

Assim, é melhor começarmos a entender os mecanismos e começarmos a ver a região como uma só que vai de Foz do Iguaçu a Guaíra e inclui a cidade de Mundo Novo no Mato Grosso do Sul. Além de compartilharem o Lago de Itaipu, uma história recente e muitas instituições, os municípios do produto “Foz do Iguaçu Destino do Mundo e Caminhos ao Lago de Itaipu”, são membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lago de Itaipu, todos recebem royalties, todos têm um futuro comum e, como se pode ver, a água quer seja das Cataratas, da Itaipu, do Lago ou dos rios é o tema principal. Coloco a abaixo a lista dos municípios parte do cluster, (grupo, produto) ou roteiro "Cataratas do Iguaçu Caminhos ao Lago de Itaipu". O roteiro é chamado ainda "Foz do Iguaçu Destino do Mundo Caminhos ao lago de Itaipu".

Mundo Novo (MS)
Guaíra
Terra Roxa
Mercedes
Marechal Cândido Rondon
Pato Bragado
Entre Rios do Oeste
São José das Palmeiras
Santa Helena
Diamante do Oeste
Missal
Itaipulândia
Medianeira
São Miguel do Iguaçu
Santa Terezinha de Itaipu
Foz do Iguaçu

Esta postagem é uma introdução. É o começo de uma cobertura extensiva sobre este cluster. Só para lembrar, na região temos os seguintes clusters ou grupos de municípios / destinos:

Cataratas e Caminhos (Destinos Indutores / MTur)
Polo Turístico Internacional do Iguaçu (Mercosul)
Municípios do Entorno do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio)
CORIPA - Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso,Icaraíma,Xambrê e Esperança Nova) / PN Ilha Grande.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial