20 outubro 2009

Municípios Região Turistica Cataratas e Caminhos ao lago Itaipu

Mundo Novo
Mundo Novo é a Porta de entrada para o Mato Grosso do Sul. A Ponte Ayrton Senna sobre o rio Paraná liga Mundo Novo e Guaíra. A Praia das Gaivotas é uma amostra de seu potencial. Está em frente ao Parque Nacional de Ilha Grande.

Guairá
Desmembrada de Foz do Iguaçu em 1951, Guaíra é a porta de entrada ao Parque Nacional de Ilha Grande com suas ilhas, praias naturais, lagoas como a Saraiva. A cidade é rica em história.

Terra Roxa
A antiga Ciudad Real del Guayrá, pode ter existido dentro dos limites da atual Terra Roxa. Tem gente fazendo levantamento arqueolígico lá em uma área de 121 hectares ainda não acessíveis ao público. Terra Roxa entra na rota como Polo Nacional de Moda Bebê. É um Arranjo Produtivo Local (APL).

Mercedes
Destino rural e ecológico. Aqui fica o Arroio Guaçu, um dos melhores pontos de pesca do Lago de Itaipu. Festa Nacional do Costelão Recheado. Além deste prato típico, o café colonial, grupos folclóricos, feira do comércio e artesanato, baile com bandas entre outros atrativos

Marechal Cândido Rondon
Cidade de colonização alemã. Principal festa da cidade é a OKTOBERFEST. Ainda tem mais: Orquídeas no sítio das orquídeas, Rafting, o Turismo Rural, esportes náuticos, pesca esportiva, agito noturno, Prova Aberta de Pesca da Corvina, feiras como a Expo Rondon – Feira da Indústria e Comércio - onde rola (literalmente) o Boi no Rolete.

Pato Bragado
Adoro esse nome. Aqui também tem Oktoberfest, arquitetura enxaimel, comida típica doces, pães, biscoitos e pratos salgados, a Festa do Cupim que é famosa e atrai visitantes. O nome do Município "Pato Bragado", deve-se a um navio Argentino que aportou no Porto Britânia, pertencente à histórica Fazenda-Obraje do mesmo nome onde a cidade começou.

Entre Rios do Oeste
O nome “Entre Rios” - a Mesopotâmia do Oeste está no meio de rios Paraná, São Francisco “Verdadeiro” e São Francisco “Falso” e o rio Felicidade. Ambiente rural, natureza, cucas, pães caseiros, bolos, doces e geléias, passeios em caiaques e a pesca esportiva.


São José das Palmeiras
São José da Palmeiras é terra da Costela Desossada e Recheada. Está na Serra das Palmeiras, a uma altitude de 580 metros. Bom clima. Parte das terras banhada pelo lago de Itaipu.


Santa Helena
Santa Helena, capital do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Cidade tem monumentos À Carlos Prestes e à Arvore. Tem Refúgio Biológico – área de preservação permanente; o Morro dos Sete Pecados, Balneário Santa Helena e Base Náutica, ambos às margens do Lago de Itaipu. Verdadeira cidade surpresa!

Diamante do Oeste
É onde está localizada a reserva guarani Tekohá Añatete que significa “Terra Prometida”, situada às margens do Rio São Francisco. Festas: Festival Regional da Canção; Festa do Peão, rodeios, leilão de gado leiteiro. A cidade tem o Centro de Rodeio Coração Amigo. Há um mirante.

Missal
O prato típico aqui é o Porco à Paraguaia. Cultura gaúcha forte. As festas incluem bailes, fandangos, rodeios de laço e churrascos. Realiza a Deutsches Fest – Festa Alemã, que serve o “Café Colonial” com mais de 50 pratos típicos, além de frutas, vinhos e outras bebidas. Também tradicional é a Cuca Missal. Há um museu que conta a história do povo missalense. Tem praia no Lago.

Itaipulândia
Ese nome homenageia a quem? Itaipu! A cidade é mais nova que a usina. Agricultura, pecuária, agroindústria. Prato típico é o Dourado no Carrossel servido na Festa Internacional do "Dourado no Carrossel". A Nossa Senhora Aparecida, uma imagem com 26 metros de altura, é a grande atração.

Medianeira
Fica em paisagens rurais, naturais e culturais, Medianeira é uma cidade pujante. Vale conhecer o Espigão Norte,Morro da Salete, a cidade. Evento mais famoso é a “Festa Fratelli d’Italia”, com missa em italiano, confraria do vinho, torneio de jogos típicos italianos, desfiles, apresentações culturais.

São Miguel do Iguaçu
São Miguel do Iguaçu é onde está a Aldeia Avá Guarani. O nome do município é em homenagem ao santo padroeiro, São Miguel Arcanjo. Alguns eventos: Caminhadas na Natureza – Circuito Linha Brasil; Natal Mil Vozes Femininas; Revellion no Terminal Turístico de Balneário Ipiranga; Oktoberfest, no distrito de Aurora do Iguaçu e a FEANIMAIS. O prato típico é o Leitão a Gaúcha. Artesanato oficial - por lei - é a “Arvore da Vida” feita pelos avá-guarani.

Santa Terezinha de Itaipu
Próximo à Foz do Iguaçu de quem se emancipou em 1982, Santa Terezinha de Itaipu é famosa pela Praia no Lago de Itaipu, pelo Torneio de Pesca à Corvina, pela Festa Colonial. Faz divisa com a área rural de Foz do Iguaçu com quem compartilha tanto a área de desenvolvimento do entorno do Parque Nacional do Iguaçu como o lago de Itaipu. Tem boa área industrial.


Foz do Iguaçu
É o Destino Indutor da Região Turística dos municípios banhados pelo Lago de Itaipu. Em Foz do Iguaçu se encontram as Cataratas do Iguaçu; a sede do parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional,Aeroporto, hotéis, centros de convenções, pontes internacionais, atrativos alternativos,população cosmopolita, economia voltada para os serviços, comércio, turismo, exportação, importação, agenciamento internacional, apoio e suporte. A cidade também tem agricultura, industria, tecnologia e uma crescente área acadêmica. É fronteira com Paraguai e Argentina. A foz do rio Iguaçu está aqui, Marco das Tres Fronteiras, faculdades, escolas, templos, etc

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial