02 outubro 2009

Contagem Nacional de Pássaros começa amanhã

Uma coisa puxa a outra (Já que minha postagem foi sobre a Baía de Assunção e as Aves). Recebi, um material e convite da veterinária e amiga Luciana Chiyo, avisando sobre a Terceira Contagem Nacional de Aves que vai começar em todo o território nacional no futuro próximo. E põe próximo nisso! Começa sabe quando? Amanhã! Dia 3 de outubro e vai até o dia 12. A Luciana explica: "o objetivo não é exatamente "contar" as espécies, ou indivíduos, mas sim mobilizar o máximo de pessoas observando aves num mesmo período e depois reunir os dados. Cada pessoa escolhe um ou mais dias para participar, podendo observar em mais de um local". Quem administra todos os dados é CBRO - que é um grupo de estudos vinculado à Sociedade Brasileira de Ornitologia.

Já foram feitas duas contagens dessas antes. A Luciana me enviou um formulário para preenchimento das espécies de pássaros que cheguemos a ver e enviou também a lista de aves brasileiras que você também pode tê-la aqui.

Assim não dá! E o futuro como fica?

Protesto

Ontem na Avenida República Argentina havia um grupo de alunos com idade entre 12 e 17,trepando em um outdoor e atirando pedras em pássaros. Tinham cara de estudarem em escolas particulares - assim se podiam distinguir de favelados. Mais para baixo, em uma rua atras, crianças andavam de estiligue atirando pedras em pombinhas pousadas nos fios dos postes. Eu acreditava que estilingue era coisa do passado. Pensava, eu, que escola particuar tiha educação ambiental (e jurídica). Entendi, na marra, que o passado não passa e o futuro não chega! Vamos contar pássaros, e anotar os dados, quem sabe se muitos desses estilingueiros de escola particular não poderão ser biólogos! Odeio ver jovens fazendo coisas de velho!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial