Exaltando destinos, celebrando a diversidade e paparicando viajantes - já que o turismo é feito por pessoas
01 setembro 2010
Destino Iguaçu recebe organizadores de eventos de São Paulo
Jackson Lima
Imagine um evento que, ao terminar, não deixou toneladas de papel, cartazes, banners, folhetos e papéis. Imagine um evento que envolve a comunidade gera empregos e é inclusivo quer dizer entre as pessoas contratadas se encontram cegos, cadeirantes e com síndrome de down. Esta é uma das tendências segundo José Eduardo de Souza Rodrigues presidente do capítulo paulista da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC-SP). "Já foi o tempo em que sustentabilidade era só ambiental", disse Rodrigues que liderou na semana passada um grupo de 12 empresário de eventos de São Paulo a Foz do Iguaçu.
A viagem é parte das Missões de Relacionamento e Capacitação criada pela entidade e tem como propósito levar organizadores paulistas a saírem de São Paulo para conhecer parceiros, destinos e estruturas para eventos de outros lugares do Brasil. Segundo Souza Rodrigues, Foz do Iguaçu foi o primeiro destino nacional a ser visitado. "E é fruto de uma visita que o ICVB fez a São Paulo como parte de uma viagem de divulgação promovida pela Federação de Conventions Bureax do Paraná", disse.
Ele lembrou que normalmente os eventos, que geram US$ 4 trilhões no mundo, já envolve 54 diferentes segmentos econômicos. Além disso, a meta é envolver diferentes comunidades dos destinos. O exemplo vem de Fortaleza onde os eventos já tem a participação de pessoas de 24 comunidades diferentes entre recicladores, profissionais autônomos até as comunidades de pessoas com limitação de mobilidade, cegos, surdos, surdos mudos e outras pessoas que possam está vivendo em exclusão.
O presidente informou que o setor está trabalhando para a criação de uma nova categoria internacional pare medir a qualidade dos eventos.
"É a ISO 22121 que é uma comissão de 22 países que vai formatar regras de sustentabilidade", revelou. Em Foz do Iguaçu a missão da ABEOC-São Paulo recebeu o apoio do Iguassu Visitors e Convention Bureau. Eles fizeram inspeção em hotéis como o Carimã, Bourbon, Mabu, Rafain Palace, Bistrol Viale e Hotel das Cataratas. Em cada hotel, eles puderam ver as condições e estrutura para eventos.
Eles visitaram também o centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O presidente da entidade disse que a estrutura de Foz do Iguaçu é muito boa e que sem dúvida a viagem gerará negócios. "Esta e uma idéia da Missão de Relacionamento - é que se alguém em São Paulo decida realizar um evento em Foz ele já veio aqui, conhece pessoas, conhece os locais e os parceiros, a imprensa, os contatos", afirmou. São Paulo recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano e segundo a ABEOC, 120 das 160 feiras de negócios da América Latina acontece em São Paulo. "Por isso a necessidade de desafogar São Paulo", concluiu.
Notas:
Fotografia de parte do grupo da ABEOC-SP. Matéria original foi publicada na Gazeta do Iguaçu, Gazeta do Turismo de hoje 01/Setembro 2010. As últimas três pessoas da direita são do Iguassu Visitors & Convention Bureau e o Guia de Turismo Raúl / Cassino Tours
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