10 julho 2013

Paulo Angeli continua no COMTUR de Foz

Release Oficial

Foi realizada ontem, 09 de julho, a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que levou o empresário Newton Paulo Angeli à reeleição, por mais um ano. Com chapa única, e com a presença de 70% dos conselheiros, a eleição se deu por aclamação. O empresário Carlos Silva, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, é o novo vice-presidente, em substituição ao também empresário Fernando Martin, do Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu (SINDETUR).

Newton Paulo Angeli agradeceu o apoio de todos os membros do conselho na gestão que se encerra e enfatizou que espera dar continuidade ao trabalho que já vinha desenvolvendo. Afirmou que para este mandato, uma de suas metas é trabalhar em consonância com o poder público municipal.
“Os desafios são grandes, como a questão do transporte no Parque Nacional do Iguaçu, o Plano de Desenvolvimento do Turismo e a oficialização da Gestão Integrada”, declarou.

Na pauta da reunião extraordinária, além da eleição, constava a indicação de representantes para o Conselho Municipal de Segurança (CONSEG), que foi reativado recentemente. O conselho tem o poder de interagir com as forças policiais e atuar principalmente em ações preventivas relacionadas às questões de segurança da comunidade e de turistas que visitam a cidade.
Sidnei dos Reis, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (SINGTUR) e Astir Brietzk, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (ADETUR), colocaram-se à disposição para integrar o CONSEG. Outro membro será definido em momento oportuno.

Conselho – O Conselho Municipal de Turismo é um órgão consultivo e deliberativo. Teve sua primeira atuação em 1957. Nessa ocasião, o conselho teve a atribuição exclusiva de fiscalizar e regulamentar a operacionalização da Taxa de Turismo que era devida ao turista, conforme previsto no artigo 1º da lei municipal 177/ 1957. A ampliação de suas atribuições ocorreu após três anos, ou seja, em 1960, quando foi elaborada a primeira lei sobre a composição e atribuição do conselho (lei municipal 266/1960).

Naquela época, o COMTUR era a única representatividade do turismo – pois a Secretaria de Turismo foi criada somente em 1980 – e, mesmo com um número reduzido de atribuições, já demonstrava grande importância, e começava a direcionar as políticas municipais, visando o interesse do município.


Nota do Blog:

Muito interssante o fato do COMTur de Foz ser mais velho que a Secreataria de Turismo. Boa pesquisa. Me chamou a atenção também a idade da "taxa de turismo". 

Nenhum comentário:

Hora Mundial