13 julho 2013

Notas da Secretaria de Turismo: números e metas


Nota oficial produzida 
pela Secretaria de Turismo



A Secretaria Municipal de Turismo de janeiro a junho deste ano, desenvolveu atividades relevantes para o aprimoramento da atividade turística. Muitos foram os desafios no início da gestão, e outros têm sido enfrentados. Com uma equipe formada por 45 colaboradores, entre servidores concursados, comissionados, estagiários e menores aprendizes, a SMTU tem trabalhado em conjunto com a Gestão Integrada do Destino, para atender os anseios do trade turístico e principalmente dos turistas e comunidade.


Ações desenvolvidas:

Participação em Eventos – O Destino Iguaçu, por meio da gestão integrada, participou dos seguintes eventos: Vakantibeurs, na Holanda; Workshop CVC, em São Paulo, ANATO, em Bogotá, Colômbia; FITUR, em Madri, Espanha; Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba; ITB – Berlim, Alemanha; Luxury Travel Market, em Praga, República Tcheca; Ação Promocional, na Hungria; MINASTUR, em Belo Horizonte; Roadshow, no Japão; BNTM e 1º Salão de Turismo da Bahia, em Salvador; World Travel Market Latin America e Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo; Adventure Sports Fair, em São Paulo; Expo Santa Rita, no Paraguai; Arabian Travel Market, em Dubai, Emirados Árabes; Road Show de Ecoturismo e Turismo de Aventura, em Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile); IMEX, em Frankfurt, Alemanha; Bolsa de Negócios e Turismo (BNT Mercosul), em Penha, SC; AIBTM – The Americas Meetings & Events Exhibitions, em Chicago, Estados Unidos; Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu e Exposição Internacional de Turismo de Pequim, na China.

Propostas elevadas ao Ministério do TurismoInfraestruturaRevitalizações: 1) Marco das Três Fronteiras, 2) Praça do Mitre, 3) Praça da Paz, 4) Praça da Bíblia, 5) Batalhão e seu Contorno, 6) Espaço das Américas, 7) Corredor Turístico - 8) 1ª Etapa; Terminal de Transporte Urbano. 9) Construção do Centro de Recepção de Visitantes de Foz do Iguaçu, 10) do Portal de Entrada e do Terminal Rodoviário; 11) Reestruturação da Rodoviária. Eventos: 12) Feira Internacional do Livro (2013); 13) Festival de Teatro (2013); 14) Carnafalls (2014); 15) Semana Mundial do Turismo (2013). 14) Segmentação: 15) Estruturação do Turismo Religioso em Foz do Iguaçu.

Propostas elevadas ao IPHAN – 1) Levantamento do Patrimônio Imaterial da Cultura Árabe – Projeto que tem a finalidade de resgatar a história e a cultura étnica árabe na cidade de Foz do Iguaçu, conjuntamente com as comunidades e a sociedade. Foram realizadas reuniões com as diversas lideranças, registrados depoimentos e feita uma lista de adesões ao projeto que foi submetido ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Planejamento Estratégico da SMTU – Realização de um workshop interno com a participação do consultor Sérgio Kusbick. Foram definidos: missão, visão, valores e ações prioritárias, baseados no conceito de gestão participativa, objetivos estratégicos e questões prioritárias do turismo em Foz. E no dia 22 de março, foi realizada no Rafain Palace Hotel, uma apresentação do planejamento estratégico para 2013, com a presença de representantes do trade turístico.


Workshop de capacitação em Projetos – Workshop interno da SMTU, que introduziu conceitos básicos de gerenciamento de projetos e metodologia de trabalho com projetos na secretaria. O workshop promoveu a cultura de projetos e inseriu os colaboradores num novo espaço de gestão e trabalho.

Workshop Formação e Qualificação em Turismo – A SMTU promoveu no dia 7 de junho, em parceria com o SEBRAE e o Instituto Polo Iguassu, o workshop “Formação e Qualificação em Turismo”, na sede do SEBRAE. O trabalho contou com oficinas preparatórias e participação de representantes de instituições de ensino, entidades e empresários, com o objetivo de discutir a qualificação da mão de obra no turismo em Foz.

Pesquisas e Estatísticas – Pesquisa de atualização do Inventário Turístico – Edição 2013; Atualização do documento estatístico “Principais Atrativos e Portões de entrada”; Atualização mensal do documento “Pesquisa de Ocupação”; Pesquisa de Investimentos; Início da atualização do documento “Inventário Técnico de Estatísticas Turísticas”; Atualização do Cenário de Oportunidades de Formação, Capacitação e Qualificação para o Setor Turístico de Foz e Pesquisa “Perfil dos Hóspedes de Foz do Iguaçu em feriados”.

CODEFOZ – A SMTU ocupa a Secretaria Executiva do CODEFOZ e integra as Câmaras Técnicas: de Turismo e de Economia e Finanças. A Secretaria de Turismo atuou na definição do COMTUR como coordenador da Câmara Técnica de Turismo.

Núcleo de Projetos – O Núcleo de Projetos (PROFOZ) é uma iniciativa da Gestão Integrada do Destino Iguaçu, que está sendo conduzida pela SMTU. Em 18 de março, os trabalhos foram iniciados na sede da secretaria. O PROFOZ é composto pela SMTU, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu e ICVB, tendo como membros o Instituto Polo Iguassu, CODEFOZ, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, contando ainda com a adesão da UDC, AEFI e UNILA. A equipe é composta por 14 pessoas, com formações em Administração, Biologia, Arquitetura, Ciências da Computação, Turismo e Hotelaria, sendo um graduando em Direito, 2 Mestrandos, 3 Mestres e 2 Doutorandos. Atualmente, o PROFOZ tem 19 projetos em execução e 5 em análise e iniciação.

Monumento e relógio do centenário na Praça da Paz
Centenário de Foz do Iguaçu – A SMTU, em conjunto com a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, coordena as atividades do Centenário de Foz do Iguaçu. Uma Comissão Organizadora foi formada, visando levantar e colocar em prática ações para festejar os 100 anos da cidade. Como ações referentes às comemorações do Centenário de Foz do Iguaçu, foi realizado no dia 4 de maio o 1º Fórum do Centenário, na sede central da UNILA e durante o evento, surgiram um total de 149 ideias e propostas. Uma equipe está fazendo uma análise de cada uma e verificando a viabilidade, para colocá-las em prática. O monumento do Centenário, instalado na Praça da Paz, Marco Zero da cidade, também é uma ação coordenada pela SMTU e executada pela Itaipu Binacional.

Iguaçu em Concerto – Dentro de uma política de integração com a cidade de Puerto Iguazú, a SMTU coordenou a realização do evento “Iguaçu em Concerto” – Festival Internacional de Orquestras Infanto-Juvenis, que foi realizado gratuitamente, na Praça da Paz, no dia 29 de maio. Com o patrocínio da Itaipu Binacional, foram duas horas de show, com harpas, orquestras e solistas do Paraguai, Austrália, Ucrânia, Argentina e Brasil.

Capacitação para a Copa do Mundo FIFA 2014 (Pronatec) – O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação, instituiu o Pronatec Turismo como estratégia para preparação das cidades sedes, entornos e destinos turísticos consolidados o aperfeiçoamento de trabalhadores (Pronatec Copa na Empresa) e a qualificação de novos profissionais (Pronatec Copa). Neste, os interessados não necessitam estar empregados. Em Foz do Iguaçu, esta ação é coordenada pela SMTU e os cursos estão sendo realizados pelo SENAC, SENAI e IFPR.

Treinamento para os Servidores dos Postos de Informações Turísticas e Teletur – A SMTU, em parceria com os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, promoveu palestras e visitas técnicas para os servidores dos Postos de Informações Turísticas e Teletur. Os locais visitados foram: Parque Nacional, Cataratas, Macuco Safári, Poço Preto, Cânion Iguaçu, Trilha da Bananeira, Itaipu, Ecomuseu, Refúgio Biológico e Polo Astronômico. Dentro da programação, os funcionários assistiram a palestras ministradas por representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Cataratas S/A, Macuco Safári/Macuco Ecoaventura, Polícia Federal e Receita Federal.


Apoio ao Festival de Turismo das Cataratas – Para a edição 2013, a Prefeitura de Foz, por intermédio da SMTU, colaborou de forma bastante significativa, aportando recursos para contratação de estande e espaços no evento. O festival foi um dos melhores entre as oito edições, movimentando a cidade. A SMTU se fez presente, com um dos maiores estandes da feira, apresentando o Destino Iguaçu.

Projeto de Destinação do Centro de Convenções – A SMTU está desenvolvendo um projeto de destinação de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi). Para isso, foram feitos levantamentos de documentações, pesquisa em outros centros de eventos concessionados no país, com empresários e associações, reuniões e visitas de inspeção ao Ceconfi. O objetivo do projeto é destinar o Centro de Convenções por meio de parcerias público-privadas (PPPs) ou concessão onerosa, potencializando obras de revitalização e melhoria, bem como o crescimento do mercado de feiras e congressos em Foz do Iguaçu.

Projeto de construção dos Centros de Atendimento ao Turista – CATS – Serão 2  centros, a serem construídos no terreno anexo à SMTU (Av. das Cataratas) e na Praça Getúlio Vargas. O projeto é uma indicação da SMTU, com recursos do Ministério do Turismo relacionados à Copa do Mundo FIFA 2014 e contrapartida da Secretaria de Estado do Turismo. A previsão é de que os dois centros estejam concluídos em maio de 2014.


Projeto de revitalização do mirante da PIA – Análise turística de revitalização e ocupação do mirante da Ponte Internacional da Amizade (PIA), desenvolvido em conjunto com o CODEFOZ. Este projeto está integrado ao Beira Foz e iluminação da ponte e traz para a cidade uma nova proposta de equipamento turístico e de ocupação sustentável do espaço.

Projeto de implementação de uma agência de fomento do turismo – Desenvolvimento de uma análise de mercado da natureza e atuação de agências de fomento do turismo nos destinos nacionais, resgate do histórico da FOZTUR e promoção de uma visão moderna e sustentável deste tipo de empreendimento.

Projeto de Revitalização do Marco das Três Fronteiras – Projeto inserido no SICONV (Portal de Convênios do Governo Federal) que tem como foco principal melhorar a acessibilidade, a segurança e o paisagismo.

Projetos em andamento da revitalização das praças do Mitre, Paz e Bíblia – Projetos com proposta de revitalização conceitual e arquitetônica das praças e submetidos para captação de verbas junto ao SICONV.

Projeto de Tematização de Bairros – Projetos em andamento, desenvolvidos pela SMTU que têm como objetivo valorizar a presença das diversas etnias existentes em nossa cidade, potencializando o turismo cultural e o comércio, assim como atrair novos investimentos.

Concurso para a escolha do projeto arquitetônico da rodoviária – Concurso nacional para escolha do projeto arquitetônico para a revitalização do Terminal Internacional Rodoviário de Foz do Iguaçu.

Observatório de Turismo – Com este projeto, será implantado o Observatório de Turismo, com a criação de um núcleo de estudos e pesquisas, subordinado à SMTU. O observatório estabelecerá metodologias e processos de análise e integração entre os atores do turismo em Foz do Iguaçu.

Programa de Promoção Nacional em conjunto com o trade – Esta ação tem por finalidade promover o Destino Iguaçu nos estados do sul, sudeste e centro-oeste do país. É uma gestão conjunta da SMTU, ICVB e os gerentes comerciais de hotéis, agências de turismo e operadoras. Prevê workshops e ações coordenadas em shoppings de Porto Alegre, Florianópolis, Joinville, Curitiba, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande e Cuiabá.

Assinatura do Convênio entre a Prefeitura e a FPTI – Foi firmado no dia 15 de março um convênio entre a Prefeitura e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu para a elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de engenharia e arquitetura voltados ao turismo. A vigência do convênio é de 24 meses, podendo ser rescindido em qualquer tempo. A modalidade de convênio não envolve repasse de recursos financeiros e as partes envolvidas respondem com suas próprias dotações orçamentárias.

Assinatura do Protocolo de Intenções entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Turismo – Foi assinado durante a abertura do Festival de Turismo das Cataratas, o protocolo de intenções para implantação do Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo, no Recanto Park Hotel, pelo secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, do Ministério do Turismo. De¬pois de Foz do Iguaçu, serão implantados outros centros de referência. O segundo será provavelmente em Gramado, no Rio Grande do Sul.


Assuntos Internacionais – Desde o dia 17 de junho, o Departamento de Assuntos Internacionais passou a integrar a estrutura administrativa da SMTU. Antes, era subordinado à Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio. O departamento recebeu em junho 3 comitivas da China, das cidades de Ningxia, Hangzhou e Jingzhou, interessados na administração pública municipal e em reforçar o intercâmbio entre o Brasil e a China.

Visitas às Embaixadas Árabes – A SMTU realizou visitas às Embaixadas Árabes, em Brasília, no período de 25 a 28 de junho. Foram realizadas reuniões nas embaixadas da Líbia, Liga Árabe, Argélia, Egito, Mauritânia, Marrocos, Omã, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Tunísia. O trabalho teve como objetivo promover maior integração e ampliar o diálogo, para o desenvolvimento de possíveis parcerias e de ações conjuntas.

Nota do Blog

Um ótimo relatório sobre o que está sendp feito pela Secretaria de Turismo de Foz do Igiuaçu. Numeração, parênteses e destaques são nossos. A lista servirá como pauta. Sobre o item "tematização de bairros, o prefeito já deixou transparecer que o bairro Polo Centro seria um bairro temático. É neste bairro onde fica Rua Meca, sede da Mesquita Omar Ibn Al-khattar; o futuro Lar Druzo Brasileiro, onde vivem muitos libaneses e onde está a escola Líbano-brasileira.       

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial