10 julho 2014

Foz do Iguaçu recebe Encontro de Turismo Rural

Agricultores, donos de propriedades rurais, secretarias de turismo e entidades ligadas tanto ao turismo como à agricultura têm encontro marcado no dia 18 de julho em Foz do Iguaçu. É o VI Encontro Regional de Turismo Rural que contará também com a II Mostra de Turismo Rural do Oeste do Paraná. O evento é uma iniciativa da EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural. A participação está aberta à moradores dos 52 municípios do Oeste do Paraná.  
De acordo com a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento  Turístico (ADETUR) da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Dayane Passos, o encontro tem como objetivo motivar, estimular e fomentar a atividade de Turismo Rural reunindo agricultores, empreendedores rurais e profissionais da área. “Nesta edição estima-se a participação de aproximadamente 500 pessoas”, afirma. O VI Encontro Regional e a II Mostra acontecem no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu a partir das 8h da manhã. 

Logo após as inscrições entre as 8h e 8h30, o engenheiro agrônomo e  responsável pelo escritório local da Emater em Nova Aurora (PR), José Depieri Gindri abrirá as atividades com a palestra “Ações locais para o desenvolvimento do Turismo Rural”.  De acordo com o coordenador do Escritório Regional da Emater em Cascavel, Carlos Roberto Strapasson, Nova Aurora é um dos municípios que se destacam no turismo rural na região Oeste.
Segundo Gindri, op município conta com 773 agricultores assistidos pela Emater e divididos em 22 associações comunitárias, grupos especializados em produção de leite, mel, uva, maçã, moranguinho, agroindústria, abacaxi, pupunha, turismo rural, industria de peixes, produtos orgânicos e feira do produtor rural.    
Na parte da manhã haverá mais duas palestras. Empresários do turismo de Foz do Iguaçu falarão sobre “Perspectivas de mercado do turismo em área rural” e “Potencial para exploração do turismo em área rural” pela Coordenadora Estadual de Turismo Rural da EMATER, com  Ivaldete Zarpellon.  
Casos bem sucedidos do turismo rural serão apresentados entre as 12 e 13h. O caso de Nova Aurora será apresentada pela membro do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) do município. Estarão em foco ainda casos de sucesso da região turística Lagos e Colinas localizadas no território Cantuquiriguaçu. O terceiro caso de sucesso virá de Serranópolis do Iguaçu e será mostrado pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Carlos Wessler.  Após o almoço, os participantes do evento farão visitas técnicas à propriedades de Foz do Iguaçu que trabalham com o turismo rural. O encerramento oficial será às 17h30. As secretarias ou Departamentos de Turismo dos municípios da Região Cataratas e Caminhos estão organizando as caravanas para deslocamento até o evento.

Serviço:

Contatos e inscrições
 ADETUR CATARATAS E CAMINHOS
(45) 3268-1006 ou 9927-2299
E-mail: secretaria@adeturcataratasecaminhos.org.br  
 ESCRITÓRIO EMATER - REGIONAL CASCAVEL
(45) 3219 - 9316 ou 9988-8787 Email: strapasson@emater.pr.gov.br


Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial