02 julho 2014

Rafain Palace Hotel vence concurso gastronômico em Foz do Iguaçu

Prato elaborado com peixe Surubim foi eleito o melhor da competição Desafio de Sabores

A Associação Brasileira de Bares e Restaurante (ABRASEL) e a Rede Paranaense de Comunicação (RPCTV) anunciaram ontem, 01 de julho, o grande vencedor do concurso gastronômico Desafio de Sabores promovido em Foz do Iguaçu para comemoração do centenário da cidade.  O Rafain Palace Hotel venceu na categoria voto popular de preferência do público e foi considerado o melhor pelos jurados da competição.  O “Surubim Grelhado ao Estilo Iguaçuense” foi o prato criado pelo chef Renilson Lipinski e subchefe Wagner Pereira, especialmente para a disputa.

O concurso teve sua edição batizada de “Prato Centenário” e buscou promover a culinária e cultura local. Para o desenvolvimento do prato vencedor os chefsdo Rafain Palace Hotel escolheram como elemento principal o peixe Surubim, ou Pintado,  bastante conhecido na  região Tríplice Fronteira por apresentar manchas escuras na pele. Frequentador do fundo dos rios por preferir águas calmas, com longos barbilhões e carne de excelente qualidade, o Surubim é um dos maiores peixes do Brasil. Chega a ter, em média, um metro de comprimento e a pesar  entre 60 kg e 80 kg.
Oriundo de outras regiões, como bacia dos rios São Francisco, Prata e Paraguai, o Surubim adaptou-se facilmente aos rios Paraná e Iguaçu e é um dos preferidos pela população de Foz do Iguaçu e região por não ter espinhos e permitir preparo variado. A escolha dos chefs deu-se, também, pela característica migratória do peixe, que se identifica com a migração da população de outras regiões do país para Foz do Iguaçu.
Para acompanhar a iguaria, Renilson Lipinski e Wagner Pereira optaram pelas frutas tropicais abacate e manga.

Confira abaixo a receita vencedora do concurso Desafio de Sabores, Edição Prato Centenário, elaborada pelos chefs de cozinha do Rafain Palace Hotel:

Surubim Grelhado ao Estilo Iguaçuense:

Ingredientes:
Peixe:
200 gr de lombo de Surubim
½ Limão Taiti
10 ml de manteiga de garrafa 
Sal, alho e pimenta a gosto.
Molho
½ fruta de maracujá
Suco de 1 laranja
Suco de ½ limão
02 colheres de sopa de açúcar
01 colher de chá de Amido

Acompanhamento
80 gr de abacate
80 gr de manga rosa
10 gr de pimentão vermelho
10 gr de pimentão amarelo
Sal, limão, pimenta e aceite de oliva a gosto.

Modo de preparo:
Temperar o lombo de Surubim com Limão, sal e pimenta
Deixar Marinar (descansar) durante 30 minutos, após este período grelhar o peixe com manteiga em uma chapa ou frigideira  já  pré-aquecida  a 120°C. Tempo de cocção de aproximadamente 10 minutos.
Cortar a manga em bastões e temperar.  Colocar na frigideira e grelhar com manteiga até dourar os quatro lados.
Cortar o abacate em cubos médios e picar os pimentões, em seguida misturar os ingredientes e finalizar com azeite de oliva, limão, sal e pimenta a gosto.
Para a elaboração do molho  derreta o açúcar em uma frigideira durante 1 minuto,  adicione o suco do limão, laranja e maracujá, deixe reduzir por 3 minutos e acrescentes o amido reduzido em 5 ml de água.

Montagem do prato: Posicione o Surubim no centro do prato. Ao seu  redor distribua os bastões de manga grelhada e a salada de abacate. Finalize com a redução de molho cítrico.


Sobre o Rafain Palace Hotel
O Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR), está em local estratégico, de fácil acesso ao aeroporto e às Cataratas do Iguaçu. Perfeito para hóspedes de lazer ou de negócios, os 210 apartamentos e 14 suítes têm decoração moderna, ar-condicionado, som e TV a cabo. Conexão Wi-Fi e a cabo, secador de cabelos, mini-bar e cofre também são oferecidos. Nas suítes, o hóspede encontra bar, TV 40” e uma banheira de hidromassagem para relaxar. A unidade tem 18.015 mil m2 de área de eventos. que podem ser divididos em até 43 ambientes distintos, para até 13 mil pessoas. É o maior espaço para eventos dentro de um hotel no Brasil.

Fonte: MAPA Comunicação

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial