19 junho 2017

Dificuldade com idiomas impede 33 milhões de brasileiros de viajar pelo mundo


  A conclusão é de um estudo internacional do Hostelworld, plataforma líder mundial de reserva de hostels e albergues, que utilizou o Google Surveys para questionar mais de 8.000 pessoas de seis países sobre suas habilidades linguísticas e como elas impactam nos planos de viagem

08 junho 2017

Parque Nacional Chapada dos Guimarães ganha Cadeira de rodas para trilhas


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Foto: Montanha para Todos /Facebook

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Mato Grosso, recebe neste sábado (10) a doação de uma cadeira de rodas adaptada para que pessoas portadoras de necessidades especiais ou limitações físicas possam praticar esportes de montanha.

07 junho 2017

Um deserto rico em belezas naturais e atrações: Atacama

Localizado ao norte do Chile, o Deserto de Atacama é destino ideal para amantes de ecoturismo e aventura

Com paisagens que remetem à Marte, salares, erupções de água quente e um dos céus mais estrelados do mundo, o Deserto de Atacama é um destino que surpreende até os viajantes mais exigentes. Perfeita para aventureiros, a região, que ocupa uma área de 105 mil metros quadrados e está a 2440 metros acima do nível do mar, prova que a aridez não é sinônimo de monotonia. O Atacama oferece tantas possibilidades que o tempo de viagem nunca é suficiente para vivenciá-las por completo.

Tudo começa em San Pedro de Atacama, distante 1630 quilômetros da capital Santiago. Porta de entrada para o Deserto, o vilarejo também é ponto de encontro de viajantes, mochileiros, fotógrafos, pesquisadores, astrônomos e aventureiros que visitam a região. Ali se concentram hotéis, restaurantes, bares e lojas e é de onde partem os principais passeios pelo Atacama.

Sétima edição do Sabores do Litoral Paranaense é em julho

Dezesseis restaurantes e 15 hotéis e pousadas criaram pratos exclusivos e prepararam descontos especiais 

Trinta e um estabelecimentos turísticos e gastronômicos do litoral paranaense participam da sétima edição do Festival Sabores do Litoral, que será realizado de 7 a 23 de julho. São 15 restaurantes e 15 hotéis e pousadas. A principal novidade deste ano é que o festival terá receitas exclusivas e preço único de R$ 69,90 por prato, para duas pessoas. Já os hotéis e pousadas oferecerão descontos nas diárias a partir de 20%.

O Festival chega em sua sétima edição celebrando a parceria de realização entre a Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná) e a concessionária Ecovia Caminho do Mar, que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR 277 e as PRs 508 e 407. A Sanepar, Fecomércio e Fomento Paraná patrocinam esta edição, que ainda conta com o apoio do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), Sebrae PR, Electrolux, Gazeta do Povo, Mundo Livre Fm e Ilha do Mel Fm. Os organizadores esperam que, neste ano, o festival reúna mais de 150 mil participantes.

Confira a lista dos restaurantes, hotéis e pousadas participantes do Sabores do Litoral 2017.

RESTAURANTES
Antonina: Casa Verde e Camboa Hotéis.
Guaratuba: Restaurante Convés e a Choperia Raquelle.
Ilha do Mel: Pôr do Sol, Treze Luas, Restaurante Orquídeas, Mar E Sol, Grajagan e o Fim da Trilha.
Matinhos: Farol das Conchas e La Bodeguita.
Morretes:,Manacá da Serra, Panorâmico Ponte Velha e o Madalozo.
Paranaguá: Casa do Barreado.


HOTÉIS E POUSADAS
Antonina: Camboa Hotéis.
Guaratuba: Cabana Suíça.
Ilha do Mel: Orquídeas, Fim da Trilha, Por do Sol, Grajagan, Treze Luas e A Ilha Verde.
Morretes: Trilha da Serra, Hakuna Matata, Graciosa e Dona Laura.
Paranaguá: Camboa Hotéis, Naturalis, San Rafael Palace.

Clique AQUI Para acompanhar as informações sobre o Festival e programar seu passeio. Ou curta a página do Festival no Facebook.

22 junho 2016

Números do turismo de Foz do Iguaçu - fevereiro de 2009

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu, em fevereiro de 2009, um total de 97.486 visitantes; no mesmo período de 2008, este número chegou a 105.129, o que aponta um decréscimo de 7,2%.

A Itaipu Binacional, no segundo mês do ano, registrou 23.774 visitantes, sendo 4,4% menor que fevereiro de 2008, quando o total foi de 24.861.

O movimento no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas, em fevereiro de 2009, foi de 54.222 embarques e desembarques de passageiros, o que resulta em um decréscimo de 26,2% se comparado com igual período do ano anterior, quando foi registrado um movimento de 73.526 passageiros.

A Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu, em fevereiro de 2009, registrou 77.300 passageiros embarcados e desembarcados; já em 2008, este número foi de 76.944, o que indica um acréscimo de 0,5%.

01 maio 2016

Estapa nº 1 do Festival do Audiovisual de Cultura e Turismo será em Floripa

O Notas do turismo retransmite, ao pé da letra, material divulgado por Jeff Severino
 
Parceiros e colegas do turismo, seguem mais novidades sobre o FIACULT. Confiram o material e as descrições dos novos vídeos do Festival de Cinema de Turismo:
FIACULT É QUANDO O TURISMO SE TRANSFORMA EM ARTE !
O Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo (FIACULT) será realizado em duas etapas, a pré-classificação em Florianópolis -SC, no dia 26 de setembro, e nos dias 08 e 09 de outubro na Itália, onde será a entrega da grande premiação/troféus. Este é um evento especial, com uma versão itinerante.
O Festival tem recebido nestes anos a participação de diversos países e cidades a exemplo dos EUA, Croácia, Argentina, Itália, Espanha, Portugal, Chile, Bruxelas, Índia, Brasil (Ouro Preto, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Balneário Camboriú, México (Guadalajara), Itajaí, Belém do Pará, Ilópolis, Veranópolis, Itá). O evento espera que tanto o Brasil quanto os demais países possam superar este ano em participações, colaborando para um melhor desenvolvimento econômico destes setores e difusão global dos produtos em um trabalho totalmente sustentável.
Os audiovisuais são os meios de comunicações mais eficazes para estimular os sentidos. O FIACULT, percebendo que nos próximos três anos, 68% do tráfego de internet serão em vídeos para promoções, garantindo novos negócios; que o futuro é promissor pelas possibilidades; que tudo isso representa, tomando um caminho inenterrupto na área das publicações e marketing que alteram a forma de fazer jornalismo, adiantou-se e vem colaborando e agregando valores para os empresários dos setores de turismo, comércio e cultura.

Agências de Turismo demitem mais em 2016

Apenas em janeiro e fevereiro deste ano foram fechados 1.178 empregos formais nas Agências de Turismo de todo o País. Isso representa 1,8% do total de vagas do setor e foi o pior primeiro bimestre da série de dados desde 2009. Foi também o segundo pior bimestre (geral) da série, perdendo apenas para o último bimestre de 2015, quando foram fechadas 1291 vagas. 
O estudo Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional 2015 foi feito pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) a pedido do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (SINDETUR-SP).
Os números estão ainda piores em 2016 e mostram um cenário pouco animador. Somente na região Sudeste foram fechadas 685 vagas, o que representa 2% do total de empregos do setor na região. No Estado de São Paulo foram fechadas 441 vagas – queda de 2% no total de empregos do setor no Estado.
Durante todo o ano passado houve redução de 4,5 mil vagas – 6,4% sobre o total do setor -, número decrescente desde 2013. No quesito volume de venda a queda em 2015, na comparação com 2014, chegou a 12,8%: houve perda em todos os segmentos - pacotes turísticos, passagens aéreas, hospedagens, locações de veículos, cruzeiros marítimos e seguros de viagens.
Para Francisco Azevedo, novo presidente do SINDETUR-SP, os números já foram péssimos para o setor em 2015 e continuarão assim em 2016, “a menos que haja um novo rumo político e econômico no País”.Clique aqui para acesso à íntegra do estudo.

21 março 2016

Sheraton do Grupo Starwood desembarca em Cuba

O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, iniciou uma visita ontem a Cuba. Uma viagem histórica. Na sombra da viagem, o grupo americano Starwood que inclui o Le Meridien, W, Westin e Sheraton anunciou que vai administrar dois cubanos este ano. Os hotéis são o Hotel Inglaterra Inglaterra, com 86 apartamentos aberto em 1875 no coração de Havana e o Hotel  Quinta Avenida. Um terceiro hotel, o Santa Isabel está em negociação. É que o grupo necessita de permissão do Tesouro Americano.  Hotel Inglaterra

03 março 2016

Refrigerante de gengibre da Cini vira símbolo do Paraná

É Paranaense
 Na década de 1930, o empresário de origem italiana Hugo Cini resolveu levar uma bebida, que tinha o gengibre como principal ingrediente de sua composição, até então consumida nos encontros de sua família para a linha de produção da Cini Bebidas, na época uma das primeiras fábricas de refrigerantes do país. Ele não sabia, mas nascia naquele momento a Gengibirra, refrigerante que caiu no gosto dos paranaenses e que hoje é considerado um dos símbolos do estado. 

Curiosamente, o nome Gengibirra, que tem origem italiana, é a junção das palavras Gengibre e Birra (cerveja em italiano), e significava na época “cerveja de gengibre”, mesmo a bebida não sendo alcoólica. “A Gengibirra surgiu de maneira descontraída e descompromissada em encontros em casa. Era uma bebida caseira preparada com água, açúcar e gengibre picado ou ralado. Na sequência, ela passava por uma fermentação, e era por esse motivo que ela era chamada de cerveja de gengibre, mesmo não sendo alcoólica”, detalha Nilo Cini Júnior, representante da quarta geração da família Cini no Brasil e membro do Comitê de Acionistas da Cini Bebidas.

 Atualmente, a Cini Bebidas produz, aproximadamente, 5 milhões de litros de Gengibirra por ano. O refrigerante é um dos mais vendidos pela empresa. Sua produção só não é maior por causa do ciclo de produção e da sazonalidade do gengibre. Para chegar na bebida, a Cini processa quase 20 toneladas de gengibre por ano. “A produção da Gengibirra é muito rigorosa, quase artesanal, levando mais de um ano para ficar pronta. Após chegar na fábrica, oriundo de regiões litorâneas do país, o gengibre passa messes em um processo fusão em extrato alcoólico, tudo para garantir a preservação do princípio ativo Gengirol e o sabor apurado da nossa bebida. O gengibre comprado até a metade do ano de 2016, por exemplo, vai parar na garrafa só no ano de 2018. Com esse cuidado, conseguimos oferecer um refrigerante de gengibre com uma qualidade incomparável”, detalha Nilo. 

Além de extremamente refrescante, a Cini Gengibirra consegue manter alguns aspectos muito saudáveis da raiz, garantidos pela concentração de Gengirol na bebida. De acordo com a nutricionista Milene Boçon, do Hospital São Vicente – FUNEF, o gengibre ajuda, por exemplo, na cicatrização, diminui enjoos e náuseas, contribui para a aceleração do metabolismo, freia os efeitos da azia e reduz inflamações. Outro fator que chama a atenção, é a utilização da bebida na composição de diversos drinks. A Gengibirra é o refrigerante favorito dos mixologistas para o preparo das mais variadas bebidas. 


A Gengibirra da Cini Bebidas é comercializada em garrafas pet (2 litros e 600 ml), nas tradicionais garrafas de vidro (600 ml) e em latas (269ml). “Inicialmente, a Gengibirra era vendida em garrafas de vidro, assim como toda a nossa linha. Na sequência, levamos ela para as garrafas pet. Em novembro do ano passado, seguindo um processo de reestruturação e reposicionamento da empresa, lançamos nossos primeiros refrigerantes em lata e a Gengibirra é um dos grandes destaques desse novo formato. Temos muito orgulho em falar que ela é um dos símbolos da cidade de Curitiba e do Estado do Paraná, uma bebida conhecida por todos, e a meta agora é que ela conquiste o Brasil”, completa Rodrigo Marcon, CEO da Cini Bebidas.

Passeio Trem Cervejeiro vai ser no dia 05 de março entre Curitiba e Morretes

Saúde!
 A Serra Verde Express e a cervejaria Bodebrown realizam no próximo dia 05, sábado, a 12º edição do Beer Train, viagem pela Serra do Mar Paranaense com degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas harmonizadas com pães e queijos.



O roteiro tem início às 8h15 na Estação Ferroviária de Curitiba (PR) de onde parte o trem rumo à histórica cidade de Morretes (PR). No trajeto, enquanto  apreciam as belezas da mata atlântica, da centenária ferrovia e seus atrativos de tirar o fôlego, os passageiros viajam pelo mundo das cervejas especiais por meio de degustações orientadas. A programação inclui, ainda, almoço típico, city tour em Antonina e retorno de van para Curitiba.  A recepção dos participantes é realizada por Samuel Cavalcanti, CEO e fundador da Bodebrown que, junto aos seus mestres cervejeiros, acompanha todo o passeio.
Trem da Serra
A Bodebrown é uma renomada cervejaria curitibana que ganhou fama no Brasil e América do Sul pela qualidade da sua produção. Em 2013, recebeu 11 medalhas no Festival Brasileiro da Cerveja e foi eleita a Melhor Cervejaria do país.




Serviço


Beer Train

Data: 05/03/2016

Horário de saída: 8h15, Estação Ferroviária de Curitiba

Valor por pessoa: R$ 385,00

Inclui: passeio de trem em classe turística e degustação de cervejas artesanais, almoço em Morretes (bebidas e sobremesas não inclusas), city tour em Antonina e retorno de van para Curitiba.
Reservas e informações: (41) 3888 3488

Fonte:
Juliana Andrade
MAPA Comunicação Integrada

27 novembro 2014

Em Campo Grande conheça a Comunidade Remanescente de Quilombo de São Benedito

Tia Eva 
Vi um ótimo mapa no box da Secretaria de Turismo no Aeroporto Internacional de Campo Grande Mato Grosso do Sul. Gostei dele e entrei na fila dos viajantes que buscavam informações.  O senhor que estava no turno atendeu bem e perguntou se eu viajava para Bonito ou Pantanal. Eu disse que já vinha de Bonito e de um pedacinho do Pantanal. Ele perguntou se eu tinha feito o City Tour de Campo Grande. Ele ficou surpreso quando informei que minha meta em Campo Grande, desta vez, eram três: fazer o city tour e  tirar uma  foto da Igreja de São Benedito e descobrir o que é a Orla de Campo Grande. O City Tour não consegui fazer, mas vi o ônibus retornando à Morada dos Baís com um grupo animado. O que consegui foi dar uma breve passada na comunidade e fotografar a Igrejinha construída pela ex-escrava, recém liberta Eva Maria de Jesus. Eu estava contente. Descobri também o que é a Orla de Campo Grande. 

O atendente se transformou e senti que ele estava realmente feliz. Então você foi à comunidade? A Comunidade! Escutei isso de manhã quando parei para almoçar e perguntei a Maria da Conceição, sobre a comunidade. Os olhos dela brilharam! Você que ir à comunidade?  Pela reação das pessoas, a Comunidade é muito conhecida e querida.  E não é para menos. No mês de maio, acontece a Festa de São Benedito  - iniciada por iniciativa de Eva Maria de Jesus ou Tia Eva – uma verdadeira personalidade histórica da capital sul-matogrossense. Apurei que a Igrejinha de São Benedito foi tombada como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul em 5 de maio de 1998. 

Igrejinha de São Benedito - vista frontal
Mais recentemente, em abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares certificou a comunidade dos Descendente de Tia Eva da comunidade de São Benedito como uma “Comunidade Remanescente de Quilombos”. Uma boa época para visitar a comunidade Tia Eva é maio. A data é parte do calendário oficial do Estado do Mato Grosso do Sul. A comunidade não está na lista oficial do city tour local. Quando estive na comunidade, chovia muito. O lugar é simples e pelo que vi nele habitam pessoas de todas as raças - não é restrito aos descendentes inclusive devido ao casamento interracial.




    

Hotel Mabu Interludium é o mais novo da rede em Foz

O hotel, realizado em parceria com a Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia, foi inaugurado na última quinta-feira (20). O empreendimento ofereceuma ampla e refinada infraestrutura, com capacidade para oferecer hospedagem para 300 pessoas por noite 

A Rede Mabu Hotéis & Resorts, e a Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC), inauguraram nessa quinta-feira (20), o segundo hotel da rede em Foz do Iguaçu, o Mabu Interludium Iguassu Convention. Além de apresentação sobre a concepção do novo empreendimento, os convidados puderam ouvir sobre a operacionalização e a importância da parceria firmada entre a Rede Mabu e a AIEC, que contribui para o crescimento do setor e da região. Conhecida por ser um dos principais destinos turísticos do país, a cidade abriga uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, e passará a contar, agora, com 462 apartamentos da rede hoteleira paranaense - considerada a rede que mais cresce na região. 

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Mabu, Alberto Mauad Abujamra; o presidente da AIEC, César Cordioli; a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika; César Cordioli, Presidente da AIEC, Everaldo Bergonzini, Diretor de Projetos da mesma instituição, entre outras autoridades. Após o descerramento simbólico da placa de inauguração do Mabu Interludium Iguassu Convention, foram homenageados, ainda, todos que direta e indiretamente contribuíram para a realização do projeto, entre voluntários e apoiadores da concepção. 

“Sinto-me honrado em fazer parte desse mais novo empreendimento. Com isso, continuamos reafirmando nossos compromissos com o crescimento e desenvolvimento do setor hoteleiro em Foz do Iguaçu, com o olhar sempre voltado ao futuro”, comemora o presidente do Conselho de Administração do Grupo Mabu, Alberto Mauad Abujamra. O novo hotel é uma realização da Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC) e contará com a administração da Rede Mabu Hotéis & Resorts. 

O Mabu Interludium Iguassu Convention
O  hotel, que está localizado em Cognópolis, o chamado bairro do conhecimento, conta com 100 apartamentos em uma área total de 24.200 m². Está ao lado do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), instituição especializada no estudo e pesquisa da consciência, que oferece, entre outros serviços, espaço de visitação pública para exposições permanentes e temporárias multitemáticas; a Aleia Gênios da Humanidade - onde estão expostos mais de cem bustos de importantes personalidades históricas que contribuíram para o desenvolvimento humano; além de uma das maiores bibliotecas brasileiras especializadas no estudo da consciência. 

De acordo com o diretor executivo da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Wellington Estruquel, a decisão em investir, novamente, em Foz do Iguaçu aconteceu pela importância do destino, cada vez mais representativo no mercado de eventos. “O hotel está preparado para atender ao público de eventos sociais e corporativos, e também de lazer. Já o perfil do público de lazer será do turista que prioriza o destino, e não apenas as opções de lazer dentro do hotel. Porém, nosso cliente será exigente em relação à acomodação e à gastronomia”, explica. A Rede Mabu Hotéis & Resorts está presente há 17 anos na cidade com o Mabu Thermas Grand Resort, referência em infraestrutura, lazer, gastronomia e eventos. 

Infraestrutura e sustentabilidade - A arquitetura é um dos diferenciais do empreendimento. Além das modernas instalações, os hóspedes terão convívio direto com a natureza. O cliente, logo na chegada, será agraciado por um rico paisagismo e por uma bela cascata com espelho d'água com 200.000 litros de água de reuso - uma homenagem do Mabu Interludium Iguassu Convention à terra das Cataratas. Há, ainda, outras ações relacionadas à preocupação com a sustentabilidade, como a estação de tratamento de esgoto, água de reuso para irrigação, 60 placas de aquecimento solar, um poço artesiano e iluminação em led. Ações que demonstram que o hotel preza pelo consumo consciente dos recursos. Destaque para uma moderna tecnologia em condicionadores de ar, que proporcionam uma economia de até 40% no consumo de energia. 

Diferentes tipos de eventos poderão ser realizados no local. O centro de convenções é  formado por duas salas moduláveis com capacidade para até 878 pessoas, duas salas com 25 e 28 lugares e uma sala para reuniões. 

Em relação à gastronomia, os hóspedes terão um restaurante e um lobby bar com capacidade para 200 refeições simultâneas e um cardápio que contemplará pratos internacionais e também a brasileira feijoada.  A área de lazer será valorizada no hotel, incluindo opções como piscina adulta e infantil e espaço fitness. Há ainda um bela trilha ecológica que inicia no pomar do hotel, para um passeio revigorante de cerca de 15 minutos. Para facilitar o acesso dos clientes, o estacionamento terá 130 vagas para carros e ônibus. 

Serviço
Mabu Interludium Igassu Convention
Endereço: Rua da Cosmoética, 1761 – Foz do Iguaçu (PR)

Da esquerda para a direita: O diretor financeiro da Associação Internacional para Expansão da conscienciologia (AIEC, José Carlos Trintinalia; o diretor executivo da Rede Mabu Hotéis &Resorts,Wellington Estruquel; o presidente da Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC), César Cordioli; o diretor de projetos da Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC), Everado Bergonzini; o gerente de novos negócios da Rede Mabu Hotéis &Resorts, Juliano Macedo; o superintendente de comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piola e o presidente do Conselho de Administração do Grupo Mabu, Aberto Abujamra. Foto Wilson Ruanis





Sindhotéis aposta na continuidade da integração do turismo em Foz

* Carlos Silva

O resultado da eleição presidencial renova a perspectiva de mais avanços para Foz do Iguaçu nos assuntos ligados ao governo federal. O ciclo iniciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuou no primeiro mandato de Dilma Rousseff, que deve ser mantido agora na segunda gestão da presidente. 

A expectativa recai sobre a manutenção dos interlocutores do Palácio do Planalto com a sociedade. Sabemos que a maior parte dos investimentos recebidos de Brasília é decorrente do trabalho do iguaçuense Jorge Samek no comando da Itaipu Binacional, acompanhado de toda sua equipe técnica. 

O fortalecimento do turismo é prova dessa sinergia. A contribuição de Gilmar Piolla frente à Divisão de Comunicação Social é um marco nas relações da usina com a comunidade. Durante o seu trabalho, o jornalista tem ampliado as ações da superintendência para além das demandas técnicas, abraçando os objetivos do principal segmento da economia iguaçuense. 

Vale destacar nessa conquista a gestão integrada do turismo, com a união de forças políticas e empresariais, bem como a criação do Fundo Iguaçu, o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu. Essas ferramentas viabilizaram, entre outras ações, quatro campanhas de marketing: “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”, “Temporada Boa em Foz”, “Vote Cataratas” e “Foz do Iguaçu – Bem-Vindo ao Inesquecível”. 

As conquistas a partir da “nova imagem” de Foz são inúmeras, a começar pelos sucessivos recordes de turistas, agenda positiva, mídia espontânea, calendário de eventos, plano de marketing, projetos estruturantes e união entre poder público e iniciativa privada. A cidade comemora ainda o polo de conhecimento (impulsionado pela Unila), o parque hoteleiro em expansão e a infraestrutura para sediar eventos. 

A Itaipu Binacional tem participação em outras ações em andamento, como a ampliação do aeroporto, segunda ponte entre Brasil e Paraguai, reforma da Ponte da Amizade, revitalização do Espaço das Américas e do Marco das Três Fronteiras, duplicação da BR-469, viabilização do Beira Foz, construção do Mercado Municipal, revitalização de praças urbanas, entre outras. 

Queremos a manutenção dessas conquistas e também queremos avançar nos projetos que dependem diretamente da participação do governo federal. É importante a sociedade civil organizada manter um diálogo ativo com o Palácio do Planalto. O bom nisso tudo é que já conhecemos os caminhos e os atores para mantermos essa sinergia. Vida longa à integração!

Carlos Silva é presidente do Sindhotéis e vice-presidente do Fundo Iguaçu. Empresário dos setores de hotelaria, gastronomia e entretenimento, pós-graduado em Turismo e Hotelaria, MBA Internacional/UDC/Toulouse

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