10 fevereiro 2006

Cataratas será campo de Golfe






Um amigo meu mandou um e-mail ontem corrigindo o nome das árvores que dei como “pindó”. Ele disse que para nós os brasileiros, argentinos e paraguaios o nome da árvore é “jerivá”. Certo também.
Agradeci-lhe pela lembrança do nome jerivá. Mas eu prefiro o nome “pindó” pois é o que aparece no Canto Sagrado Guarani e que faz parte de minha tradição. Há uma riqueza de nomes populares para esta palmeira como mostra esse texto que está no site www.burig.com.br/cms/pg-jeriva.htm:

”Em estado nativo ocorre principalmente em SP, MS, MT, GO, MG, ES, BA, RJ, PR, SC e RS. Classificado botanicamente com Syagrus romanzofiana recebeu da ""taxonomia popular"" diversos nomes e já teve seu espaço em um texto do mestre Barbosa Rodrigues, autor de Sertorum Palmarum, uma espécie de bíblia das palmeiras nativas, em seus textos Barbosa Rodrigues escreve nomes populares como cheribão, coco-de-cachorro em Santa Catarina, coco-de-Santa-Catarina no Ceará, coqueiro-de-juvena no Mato Grosso, sendo no mesmo estado conhecido como pindó. Baba-de-boi no Rio de Janeiro, em São Paulo apenas por jerivá ou coqueiro. Imburí-de-cachorro no Espírito Santo, palmito e patí no estado da Bahia. Na Argentina e no Paraguai, onde ocorrem também em estado nativo é conhecido como datil, jurava, jujuba, geriba”. Ainda bem que existe nome científico para tirar dúvidas.

Curtas

Vou mostrar um poquinho da confusão que existe no mundo em relação à globalização do grande capital internacional no setor de turismo.

Machu Picchu, Peru é propriedade privada. Os donos são a família Zavaleta que comprou a terra da família Abril que comprara da família Nadal e que tem registro desde 1852. Se você quiser acompanhar a discussão click
AQUI.

Seria similar à urubuzada se se descobrisse que há no Brasil descendentes de Jesús Val vivos hoje e, ao mesmo tempo, se comprovasse que Jesús Vals não recebeu a indenização do governo do Paraná. Imaginou?


Encontrei um site liberal onde aparece uma
defesa para a privatização de Machu Picchu logo após uma concorrência internacional. É mais confusão. Finalmente o grupoo internacional Oriente Express que estaria concorrendo para arrebatar o Hotel das Cataratas ganhou a concorrência e abriu o Machu Picchu Sanctuary Lodge.

Além disso a Oriente Express junto com uma empresa do grupo LAN do Chile ganhou a concessão da via férrea que liga Cuzco e Machu Picchu. O mundo está de olho. Os cientistas e estudiosos do turismo estão de olho. Existe até uma ONG chamada Tourism Watch algo como De Olho no Turismo. É deles o artigo Disneylândia em Machu Picchu.

Depois do filme Madagascar até o ministro do Meio Ambiente da Ilha anunciou que está em contato com investidores europeus interessados em concessão dos parques do país-ilha do Oceano Índico.

A estão querendo também privatizar a Ilha de Páscoa. Há um projeto de investimento muito com participação do Corfo - a entidade oficial de fomento do Chile. Neste site há um link para ilha de Páscoa.

Já que falei em golfe a foto reproduzida acima e a minha "Manchete" são piadas. Ou melhor é parte do bom humor dos jogadores de golfe e do "meu". A foto é uma criação fictícia, um pôster e está à venda por US$ 59.95 neste LINK que se chama golfun.net e em outros ótimos sites. Assim peço encarecidamente que ninguém leve isso a sério e faça tal proposta ao Ibama. Imagine a manchete: "Foz quer transformar Cataratas em Campo de Golfe" - único no mundo.



Havia um projeto Campo de Golfe no Amazonas colombiano que se destacaria por ser o único campo onde haveria água com piranhas nadando no buraco.

Não vou dizer mais nada. Deixarei a Iluminação das Cataratas nas mãos do Diretor do Parque Nacional Iguaçu – Ibama (hoje não vou dizer Ibamaturismo) que, a meu ver, deu declarações que afirmam que a proposta nesta administração é inviável. Muito bem Pegoraro você fez o seu trabalho.
Última
Em 1990 havia um projeto de se fazer o lixão da cidade às margens do Parque Nacional do Iguaçu em terras de uma família local chamada Keller. O lixão ficaria entre o Parque e a pista do Aeroporto. O mundo progride, pouco a pouco. Está é uma evidência. O futuro será tão diferente que você nem imagina! Tchau!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial