19 fevereiro 2006

Convocação! Convite!


Não deixemos de participar na Audiência Pública organizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pela Secretaria do Patrimônio Público da União marcada para o dia 7 de março, para dar a conhecer aos moradores de Foz do Iguaçu e de todo o Brasil o conteúdo do edital de licitação do prédio onde funciona hoje o Hotel das Cataratas.
O que se sabe hoje é que o Ibama e os ministérios envolvidos dizem que a licitação vai gerar mais dinheiro – para quem? Diz-se que o Ibama e os ministérios aspiram a ter investimentos na casa de R$ 25 milhões e que isso incluiria a melhora de estruturas como ciclotrilha (o que é ciclotrilha, qual, onde?) e não-se-sabe-mais-o-quê. O edital prevê que todos os meses o novo concessionário fará um pagamento para o Patrimônio da União e para o Ibama. Sobre o investimento de 25 milhões gostaria de lembrar que o hotel em si deve estar valendo pelo menos 15 milhões, talvês 20 milhões. Onde vão investir 25 milhões?

Está feito o convite! Segundo matéria publicado no site H2Foz a Fundação Gaia, herança do ambientalista do ex-ministro do Meio Ambiente, hoje falecido José Lutzenberger, enviou uma carta à Secretaria do Patrimônio da União desconfiando da licitação e mostrando-se satisfeita com a Rede Tropical. O turismo neoliberal tem efeitos contrários ao das necessidades locais.
É um turismo que fala de milhões como se fosse a Companhia Vale do Rio Doce que é agorinha alvo de uma campanha (do PT) para desfazer o processo. Uma espécie de retrocesso da privatização. Estão falando em "privatria" que é a pirataria da privatização. Pergunta: quanta verba aumentou realmente para o Parque Nacional do Iguaçu a concessão atual das Cataratas do Iguaçu, com suas obras mais recentes como elevador, ônibus, novas trilhas. Quanto? Onde está a grande verba de divulgação que o Gov. Jaime Lerner prometeu e com isso fez o trade engolir a idéia?

Vamos todos à Câmara no dia 7 das 14 às 17, primeiramente para entender. Depois para poder lutar. O Hotel das Cataratas é Patrimônio da União mas é primeiro patrimônio de Foz do Iguaçu! No mínimo poderíamos transferir a licitação para o ano que vem depois das eleições! Entendeu! Que o governo faça campanha com outra coisa! Aqui se fala de que a nova licitação trará mais dinheiro para o Parque imitar a Itaipu e investir em ações sociais nos municípios lindeiros. Coitados dos lindeiros incluindo Foz do Iguaçu!
Até março na Câmara!
ADENDA quer dizer OBs: Veja mais informações sobre a Audiência no site do MP e se inscreva por e-mail!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial