22 novembro 2006

Turismo Rural TRAF

Notas

O Paraná tem 320 mil agricultores que se encaixam no perfil dos beneficiados pela Lei 15.143 que define, no Estado, o Turismo Rural na Agricultura familiar". Este número representa, segundo o secretáriode Turismo Celso Caron, 87% dos agricultores do Estado. Segundo o secretário ainda, as ações da Secretaria pelo turismo do Paraná está acontecendo em todas as regiões do Estado e já envolve 210 municípios dos 399 que o Paraná tem. O Banco do Brasil já estaria dando sinais de que terá verba para financiar atividades turísticas no campo. Mas, lembre-se: turismo é um complemento das atividades agrícolas.

O potencial ou as dimensões deste negócio é tão grande que já existe uma "Rede Traf" Nacional definida como "uma articulação de técnicos, instituições e reprsentantes de agricultores..." Está havendo uma grande oferta de capacitação para monitores e técnicos em todo o País. No caso do Paraná, parte desta missão foi assumida pela EcoParaná. Falaremos dela logo, logo. Na região sob a influência da Itaipu Binacional que corresponde à Bacia do Rio Paraná III, está em andamento o "Curso de Capacitação em TRAF na Bacia Hidrográfica do Paraná III". Na próxima notas falo sobre uma tendência muito interessante. Não é tendência a palavra, é mais influência. Atenção turismólogos, fiquem de olhos abertos e permitam que suas visões se enriqueçam com auma ampla diversidade de visões! Há oportunidades no ar!

Nota: fico devendo fotos do evento para os leitores nesta oportunidade. Assim que eu consiga uma esmola fotográfica eu repasso para vocês! Alguém vai mandar fotos para compartilhar, tenho certeza.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial