26 abril 2007

Acabaram com o Ibama!!!! Onu e Ibama

Em um documento enviado ao governo brasileiro, uma das principais relatoras das Nações Unidas, Hina Jilani, criticou a estrutura do Ibama e fez um alerta: sem recursos, o instituto não conseguirá cumprir seu papel. Para sanar o problema, a ONU sugere que o governo crie uma agência para monitorar os trabalhos do órgão.
A relatora conta ter recebido denúncias do envolvimento de funcionários do instituto no corte ilegal de madeira, além da informação de que eles até mesmo dificultam o trabalho dos ambientalistas. “Espero que nossas sugestões sejam consideradas”, afirmou a especialista, ao saber das mudanças planejadas para o Ibama.

De acordo com a relatora, que esteve no Brasil em 2005 para começar a elaborar o documento, parte da violência contra ativistas ambientais, indígenas e trabalhadores rurais ocorre porque os órgãos do governo responsáveis por lidar com essas áreas, principalmente o Ibama, não cumprem o seu papel.

Hina avaliou a situação no país após receber denúncia de que ativistas corriam risco de vida. Para ela, parte da insegurança seria resolvida se os órgãos públicos fizessem o seu trabalho. Ela critica, ainda, a falta de compromisso das autoridades. Para Hina, o Ibama não tem capacidade para dar resposta às denúncias.

A relatora da ONU destaca que ativistas acusam tanto o instituto como a Fundação Nacional do Índio (Funai) de criarem obstáculos aos ativistas. Para ela, diante do fraco desempenho das entidades, os ambientalistas lutam sozinhos por seus direitos. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Veja outras manchetes encorajadoras que envolvem o Ibama

» Ministro dá prazo para Ibama liberar licença


» Lula dividirá Ibama para favorecer PAC

Observação minha: não é a toa que o PNI não tem mais onças! Não quem cobre a vigência do programa que geraria alternativas para as comunidades! E não consegue cumprir seu papel aqui também entre nós.

Fonte geral globo.com

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial