05 janeiro 2008

A Mesquita de Foz



Foto Jackson Lima, 03 Abril, 2007. Com os devidos agradecimentos a comunidade


Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

A Mesquita branca que aparece no horizonte de Foz do Iguaçu, localizada no bairro Jardim Pólo Centro, e vista de vários pontos da cidade, se chama Omar Ibn Al-Khattab. A maioria da literatura de divulgação turística chama-a somente de “Mesquita Muçulmana”. Muita gente na população local chama-a de “Igreja dos Árabes” e algumas publicações a chama simplesmente de “Mesquita que é parte da cultura árabe”.

Eu prefiro dar o nome como é: Mesquita Omar Ibn Al-Khattab. Evito dizer Mesquita Mulçumana porque toda mesquita é muçulmana. Não existe mesquita cristã. Quanto a dizer que a mesquita é da cultura árabe, isso também é desencaminhador. Nem todo árabe é mulçumano. Assim como nem todo mulçumano é árabe. A mesquita está aberta a todos os mulçumanos e isso inclui os indonésios, os maldivos, iranianos, filipinos, brasileiros, paraguaios.

É a mesma coisa que dizer que todo brasileiro é latino-americano. Mas todo latino-americano não é brasileiro. É preciso deixar claro que árabe aqui se refere somente aos povos que falam árabe nativamente não está atrelada à religião. O árabe é árabe mesmo que seja cristão. O Corão foi escrito em árabe. Assim o árabe é uma língua de valor excepcional para o islamismo ou para o mundo muçulmano, assim como é a língua através da qual o Ocidente teve acesso aos grandes filósofos gregos e de textos gregos, aramaico e outros idiomas antigos lá por volta do século 9 da era cristã. A língua árabe é patrimônio da humanidade. Porém o islã não se limita ao povo de fala árabe. Ao visitar a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, você estará conhecendo um lugar que é parte de uma família mundial. É parte da cultura mundial.

A Mesquita em Foz do Iguaçu não tem como meta a conversão de brasileiros embora haja um esforço de esclarecimento, divulgação de idéias e incentivo ao conhecimento mútuo. Outra coisa interessante a dizer é que há mesquitas em todo o Brasil. No Paraná, há mesquitas também em Londrina, Maringá e Curitiba. Há mesquitas também em toda a América do Sul. Há outra Mesquita chamada Omar Ibn Al-Khattab na cidade de Maicao, departamento de La Guajira, Colômbia.

Em Foz do Iguaçu, a maioria dos “lingüisticamente árabes” são de nacionalidade libanesa. Ou são filhos e netos de libaneses. Pode haver árabes de outras nacionalidades em número muito menor como marroquinos, tunisinos ou egípcios.

Quem foi Omar Ibn Al-Khattab?

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigado, ajudou em uma pesquisa escolar.

Hora Mundial