Exaltando destinos, celebrando a diversidade e paparicando viajantes - já que o turismo é feito por pessoas
14 março 2008
Parque Nacional Iguazu
A foto acima é parte de um panfleto de divulgação do Parque Nacional Iguazú. Material muito bom. Não vende o peixe de ninguém. É oficial, feito pela Administración de Parques Nacionales (APN) em conjunto com a Secretaria de Turismo de la Nación que está diretamente ligada à Presidencia de la Nación ou como diríamos nós, à Presidência da República. Assim, fica claro que este é um material financiado pelos "pesitos" pagos pelos contribuintes argentinos.
Aí aparecem as Cataratas do Iguaçu /Iguazú em uma concepção artística como se o artista tivesse voado em cima das Cataratas. Vemos muitas coisas na ilustração. A primeira é a linha de fronteira em pontinhos que deixa ver bem claramente a divisa entre os países. Se vê, ou vê-se, que a Argentina tem 80% das Cataratas e o Brasil tem 30%. Ou será menos ainda?
Em um outro blog meu, o rio Iguaçu, destaquei que 90% do rio Iguaçu pertence ao Brasil. Interessante, né. Temos 90% do rio e 10% das Cataratas. Aparecem também os diferentes roteiros para quem quer ver as Cataratas do lado argentino. Lá em cima, se vê a passarela (linha vermelha) que vai ao que eu chamo de "Salto da Grande Manifestação" e o resto do mundo chama de Garganta do Diabo. Se vê também com linha amarelada, o trajeto chamado "passeio superior" que permite uma visão fantástica das Cataratas, de cima e de perto. É o estar nas Cataratas.
Por fim, há um trajeto com linha violeta-azulada, que é o que na gíria turística se chama de passeio inferior. Trilha bem complexa e que pode incluir a Ilha de San Martín. Clicando na foto, você poderá vê-la, geralmente, maior. Não deixe de pegar esse material pago pelos contribuintes argentinos. Há muita informação neutra e sobre o funcionamento do Parque Nacional del Iguazú. Há informações também sobre passeios no interior do parque como Trilha (sendero) Macuco e outros. O material original é bem maior que o que aparece aqui. Ficaram fora informações da área do Hotel Internacional que para mim é um prédio horrível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário