20 agosto 2008

Uma nota sobre o Skål Internacional (I)


Skål Clubs Internacional

Você sabe o que é Skål? Se você é brasileiro é provável que tenha pensado em Skoll que é uma marca de cerveja fabricada no Brasil. A Skol (cerveja) é famosa por sua campanha permanente de marketing agressivo e divertido. Entre outras coisas a Skol afirma que é “a cerveja que desce redondo”. O que significa que as outras descem quadradas, triangulares e com outras formas menos redonda.

Outro significado para Skål é “Saúde”, dito como um brinde em festas, eventos sociais, eventos e bebedeiras. A palavra é escandinava quer dizer é sueca, dinamarquesa, norueguesa e islandesa.

Mas há ainda um terceiro significado para “Skål” . Em “turismês”, Skål é uma organização internacional de profissionais do turismo. Um clube que tem metas, propósitos, finalidades, encontros, congressos e reuniões.

Em 1993 tive a alegria de acompanhar, jornalisticamente, a um Congresso Internacional dos Skål Clubes. O evento foi organizado pelo Skål Club Três Fronteiras que reúne “skålegas” (colegas skål) daquele recanto na América do Sul conhecido como Tríplice Fronteira. Estamos falando das cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai). Para dar nomes, o evento foi organizado na gestão de Nelson Lisandro Mariani, hoje aposentado do turismo. Colocarei nessa postagem aqui uma cópia do certificado de participação que recebi e que guardo com carinho. Já faz tempo!

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial