14 junho 2012

Festival das Cataratas recebe Blogueiros de Turismo

Autores de 40 blogs estrangeiros e 10 brasileiros participaram ontem das duas primeiras rodadas de discussão do 1° Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo. O evento paralelo acontece no Hotel Rafain Palace sede do 7º Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FIT-Cataratas). Os blogueiros discutiram maneiras de profissionalizar a atividade e valorizar o trabalho do blogueiro. “Essa cultura de blog como hobby tem que acabar”, disse Claudia Beatriz Saleh da Rede Brasileira de Blogs de Viagem (RBBV).

Segundo Marcelo Valente da Loumar Turismo, empresa de turismo que organiza o evento que coincide com o Festival, “nada é mais justo do que discutir a situação dos blogs de viagem dentro de um evento de turismo como o FIT Cataratas”. Para ele está em discussão "até o futuro da comercialização" do turismo. A organização contou com a ajuda da RBBV para trazer alguns dos destques da blogosfera de viagem internacional. Um deles é blogueiro alemão Melvin Böcher do site de viagens Traveldudes que afirma ser feito por viajantes para viajantes.

Böcher desafiou os blogueiros aspirantes à uma fatia do bolo comercial a aprenderem a valorizar o blog. Para isso ele lançou mão do conceito de ROI (Return of Investiment) usado por grandes empresas para analisar o retorno de seus investimentos. Ele propôs aos blogueiros usar o BROI (Blogger Return of Investment) que deverá analisar qual é o retorno real do investimento em blog.

Outros blogueiros presentes nas mesas de ontem estavam Luciana Misura que mora nos Estados Unidos; Daniel Duclos que escreve sobre Amsterdã, Holanda onde vive e Michael Hodson, dos Estados Unidos que escreve sobre experiências pessoais em suas viagens ao redor do mundo sem utilizar o avião. A gaúcha Alexandra Aronovich que escreve sobre viagens e gastronomia com criança no blog destemperadinhos afirma que o seu nicho é a viagem em família. O evento prossegue hoje pela manhã. Os blogs voltou a ser discutidos em oficinas para o trade dentro do Festival.

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial